PUBLICIDADE

Obama anuncia plano de ação contra o aquecimento global

Presidente dos Estados Unidos disse que apresentará os detalhes do plano na próxima terça-feira

22 jun 2013 - 18h52
(atualizado às 19h09)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Anúncio foi feito em um vídeo publicado no site da Casa Branca</p>
Anúncio foi feito em um vídeo publicado no site da Casa Branca
Foto: Reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou neste sábado que na próxima terça-feira apresentará um plano de ação contra o aquecimento global, retomando a iniciativa sobre um tema que deixou de lado em seu primeiro mandato.

"Nesta terça apresentarei minha visão sobre o caminho que - penso - devemos tomar: um plano nacional para reduzir a contaminação por carbono, preparar nosso país para os impactos da mudança climática e lançar uma iniciativa mundial para combatê-la", explicou Obama em um vídeo publicado no site da Casa Branca.

"Precisamos de cientistas para inventar novos combustíveis e de agricultores para cultivá-los", disse o presidente no vídeo. "Precisamos de engenheiros para desenvolver novas fontes de energia e de empresas para fabricá-las e vendê-las".

Em 2009, pouco depois da eleição de Obama, o Congresso bloqueou um ambicioso projeto de lei sobre energia e clima que visava reduzir substancialmente as emissões de CO2 nos Estados Unidos, segundo maior emissor de gases do efeito estufa no planeta. Mas após sua reeleição, em novembro passado, Obama reafirmou em várias oportunidades que retomaria a iniciativa.

Em fevereiro, durante seu discurso sobre o estado da União, o presidente pediu ao Congresso "fazer mais para combater a mudança climática" e advertiu para a possibilidade de agir por decreto.

Obama retomou o tema com o presidente chinês, Xi Jinping, no início de junho, durante uma reunião informal na Califórnia. Na ocasião, os dois líderes se comprometeram a limitar a produção e o uso de hidrofluorocarbonos (HFC), gases industriais considerados "super" geradores do efeito estufa.

Esta semana, em Berlim, Obama prometeu que os Estados Unidos farão ainda mais esforços nesta direção. "Nossa geração deve avançar para um pacto mundial de combate à mudança climática antes que seja muito tarde".

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade