PUBLICIDADE

Mudanças climáticas causam nevasca em montanhas da Guatemala

25 jan 2013 - 21h04
(atualizado às 21h05)
Compartilhar

Uma nevasca incomum no município Ixchiguán da Guatemala, no departamento (estado) norte-ocidental de San Marcos - na fronteira com o México -, surpreendeu esta sexta-feira os moradores deste país centro-americano, de clima tropical.

Os cumes das montanhas mais altas do município amanheceram cobertas de neve, enquanto outras regiões de menor altitude estavam encharcadas, informou o Instituto de Meteorologia (Insivumeh).

"São indícios de que estão ocorrendo mudanças (no clima) em nível global, afetando um país tropical com neve", disse à AFP o diretor do organismo, Eddy Sánchez.

O especialista explicou que o fenômeno ocorreu devido à mistura de correntes de ar frio e úmido nas montanhas guatemaltecas, onde na madrugada as temperaturas registraram até - 7ºC.

A neve era visível nas crateras dos vulcões Santa Maria, Acatenango e Tajumulco, no oeste do país, que alcançam altitudes de 3.700 a 4.200 metros acima do nível do mar, segundo um comunicado da estatal Coordenadora para a Redução de Desastres (Conred).

A temporada de frio na Guatemala começou em novembro do ano anterior e financiará em fevereiro próximo, segundo as autoridades de proteção civil da Guatemala.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade