PUBLICIDADE

É a minha primeira e última COP, diz ambientalista

8 dez 2011 - 17h53
(atualizado às 18h48)
Compartilhar

O ativista ambiental moçambicano Daniel Ribeiro chegou à reunião das Nações Unidas sobre mudança climática em Durban, na África do Sul, cheio de esperança de colaborar para um resultado positivo. Faltando um dia para o fim do encontro, ele afirmou à BBC Brasil que a experiência foi uma decepção.

Quais são os países que mais poluem

Clima de A a Z: fique por dentro do que está em pauta nas discussões da COP 17
Veja as transformações causadas pelo aquecimento global

"Não estou a ver as soluções aqui. O interesse principal dos governos é o lado econômico, há muito pouco interesse na parte social e ambiental", criticou.

Ribeiro deve voltar a Moçambique para atuar na Justiça Ambiental, uma organização não governamental que atua na defesa de interesses de camponeses e que tem um trabalho muito mais "de campo" do que político, segundo ele.

No entanto, ele reconhece que a experiência no maior palco da política climática mundial não foi de todo negativa. "A esperança é ligar os movimentos (sociais e ambientais) e criar soluções vindas de baixo."

Centenas de crianças formam uma cabeça de leão em uma praia em Durban para chamar a atenção para a questão ambiental
Centenas de crianças formam uma cabeça de leão em uma praia em Durban para chamar a atenção para a questão ambiental
Foto: EFE
BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade