PUBLICIDADE

Reunião da ONU tenta chegar a acordo sobre mudanças climáticas

Representante da ONU diz que a situação é preocupante, já que a concentração de dióxido de carbono na atmosfera superou o limite simbólico

3 jun 2013 - 11h04
(atualizado às 11h30)
Compartilhar
Exibir comentários

Delegações de todo o mundo começaram nesta segunda-feira em Bonn uma rodada de negociações, sob a direção da ONU, para elaborar um grande acordo sobre a luta contra as mudanças climáticas antes da Conferência de 2015.

Mudanças climáticas de A a Z: fique por dentro das discussões

"As negociações entraram em uma fase crítica de criação do acordo de 2015", disse aos delegados a costa-riquenha Christiana Figueres, secretária-executiva da Convenção Marco das Nações Unidas sobre Mudança Climática (CMNUCC).

Seis meses depois dos poucos resultados obtidos na Conferência de Doha, Figueres advertiu sobre a necessidade de desviar o planeta da inquietante trajetória em direção a um aquecimento climático de 3ºC a 5ºC.

Uma trajetória cada vez mais preocupante, já que a concentração de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera superou o limite simbólico de 400 partes por milhão (PPM).

"Diante do desafio de termos ultrapassado as 400 PPM pela primeira vez na história da humanidade, não preciso lembrar que não podemos não alcançar resultados urgentes", disse Figueres.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade