PUBLICIDADE

Casa Branca adere ao uso de painéis solares

15 ago 2013 - 19h34
(atualizado às 19h39)
Compartilhar

A Casa Branca está se rendendo ao uso de fontes renováveis de energia, com a instalação de painéis solares em algumas partes da residência presidencial e sede do Executivo, informou uma fonte oficial esta quinta-feira, atendendo a um apelo feito há três anos.

Com o presidente Barack Obama e família passando férias de uma semana em Martha's Vineyard, operários equipados com guindastes têm sido vistos trabalhando na casa, no centro de Washington.

"A Casa Branca começou a instalar painéis solares fabricados nos Estados Unidos na residência da Primeira Família, como parte de uma reforma elétrica, que vai melhorar a eficiência energética geral do edifício", informou o funcionário.

Os trabalhos vão incluir a instalação de novos termostatos e ventiladores de velocidade variável, acrescentou a fonte, que falou com a condição de ter sua identidade preservada.

"O projeto ajudará a demonstrar que edifícios históricos podem incorporar modernizações de energia solar e eficiência energética", acrescentou o funcionário.

A reforma atende a uma promessa feita pelo governo Obama quase três anos atrás.

Em outubro de 2010, o então secretário de Energia, Steven Chu, anunciou que painéis solares seriam instalados na Casa Branca, em um esforço para encorajar os americanos a adotarem tecnologias verdes de geração de energia.

O ex-presidente Jimmy Carter, um democrata como Obama, tinha painéis solares instalados na Casa Branca durante sua presidência, no final dos anos 1970, durante a crise do petróleo. Mas seu sucessor, o republicano Ronald Reagan, os removeu.

Desde que assumiu o mandato, em 2009, Obama fez da energia verde uma prioridade de seu governo, mas seus esforços têm sido barrados pelo Congresso.

Desde então ele tem usado seus poderes no Executivo para estabelecer padrões mais rígidos de eficiência de combustível veicular. Em julho, ele revelou uma nova proposta para combater as mudanças climáticas.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade