PUBLICIDADE

Cinco indonésios se refugiam há três dias em árvore ameaçados por tigres

7 jul 2013 - 10h34
(atualizado às 11h04)
Compartilhar

Cinco indonésios estavam neste domingo há três dias no alto de uma árvore cercados por tigres que mataram um de seus companheiros após a morte involuntária de um filhote da espécie, anunciou a polícia.

Neste domingo, quatro tigres estavam no pé da árvore onde os homens se refugiaram. Os serviços de socorro podem levar de dois a três dias para resgatá-los, disse a polícia.

Os confrontos entre homens e animais selvagens são cada vez mais frequentes na Indonésia, na medida em que o desmatamento reduz o habitat natural dos animais.

Os homens entraram em uma zona muito afastada do Parque Nacional do Mont Leuser, no norte da ilha de Sumatra, na terça-feira para buscar uma madeira de incenso muito rara, disse à AFP o chefe da polícia local, Dicky Sondani.

"Esta madeira é muito cara (...), mas tem seu risco porque é preciso chegar às zonas mais remotas do parque, onde há muitos elefantes e tigres", explicou.

Os homens colocaram armadilhas para prender cervos ou antílopes com o objetivo de se alimentar, mas elas acabaram prendendo um filhote de tigre, que morreu, contou.

Os tigres adultos atacaram os homens e mataram um deles, de 28 anos. Os outros se refugiaram em uma árvore. "Quatro tigres estão o tempo todo embaixo da árvore", disse.

Cerca de trinta pessoas, entre elas policiais e soldados, saíram no sábado para socorrer os homens depois do alerta dado por camponeses. Mas levarão dois ou três dias para chegar, disse Sondani.

"Se os tigres continuarem ali, será preciso matá-los ou sedá-los para poder resgatar os homens", explicou.

O ecossistema de Leuser conta com 5.800 dos 6.600 últimos orangotangos de Sumatra, assim como elefantes e tigres, mas está ameaçado pela exploração florestal e pelo desmatamento.

O tigre de Sumatra é o menor do planeta e restam apenas de 400 a 500 em liberdade.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
TAGS
Publicidade