PUBLICIDADE

Cientistas criam chocolate com vodca e metade da gordura

9 abr 2013 - 13h07
(atualizado às 13h41)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Chocolate tem 50% menos gorduras</p>
Chocolate tem 50% menos gorduras
Foto: Getty Images

Cientistas britânicos que estudavam como criar um chocolate mais saudável e com a mesma textura que o convencional desenvolveram um chocolate com 50% menos gorduras, feito com uma substância gelatinosa e vodca.

Durante a pesquisa, a equipe de estudiosos da Universidade de Warwick, na Inglaterra, substituiu a gordura por uma emulsão à base de líquidos e ágar (substância de consistência gelatinosa extraída de algas).

Segundo os pesquisadores, água, suco de frutas e até álcool podem substituir metade da gordura presente no chocolate. O chocolate tradicional obtém sua textura a partir de uma emulsão de glóbulos gordurosos suspensos em meio aos sólidos, e substituir esses glóbulos é difícil.

Qualquer outra substância tem de permanecer dispersa de forma homogênea no chocolate durante o processo de aquecimento e resfriamento, quando ele se solidifica. Chocolates com pouca gordura comercializados atualmente não têm a mesma textura dos convencionais.

Gelatina

Um relatório divulgado durante uma reunião da American Chemical Society na cidade de Nova Orleans, no sul dos Estados Unidos, descreveu o trabalho dos especialistas britânicos para tentar reduzir a gordura no chocolate e mantê-lo tão gostoso como o original.

No início, eles criaram uma fórmula à base de suco de fruta, sílica (um mineral) e quitosana (substância extraída do esqueleto de crustáceos). O trabalho foi primeiramente descrito na publicação científica Journal of Materials Chemistry em 2012.

"Ficamos entusiasmados porque (a fórmula) combinava suco de fruta e chocolate", disse o líder da pesquisa, Stefan Bon, à BBC.

Mas o uso de ingredientes como a sílica e a quitosana, no entanto, poderia tornar essa solução menos atraente para fabricantes ou para consumidores que sofrem de alergia a frutos do mar, por exemplo.

A equipe começou, então, a trabalhar com o ágar. Tratou-se de uma abordagem mais simples e mais versátil, com a qual outros líquidos, como água e álcool, também poderiam ser utilizados.

A abordagem "abre caminho para tipos diferentes de doces que podem ser colocados nas prateleiras ao lado de tudo o que já existe por aí", disse Bon. Em um novo experimento, a equipe britânica então decidiu trabalhar com vodka.

O ágar foi aquecido com a bebida - como no processo de fabricação da gelatina caseira. Depois, a gelatina foi resfriada até pouco menos de 40ºC e misturada à manteiga de cacau derretida. O chocolate resultante continha 20% de álcool e 50% menos gordura.

Apesar do alto teor alcoólico, Bon acredita que exista um mercado para esse novo chocolate. Seus estudantes, ele contou, mal podiam esperar para experimentar a novidade. "Você pode continuar usando o suco de fruta se quiser, mas pode também fazer um chocolate à base de vodka, o que é incrível - embora, claro, não muito saudável", disse ele.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade