PUBLICIDADE

Cientistas australianos criam aparelho de uso pessoal para repelir tubarões

17 jun 2015 - 22h56
Compartilhar
Exibir comentários

Cientistas australianos criaram um aparelho de uso pessoal que ajudará surfistas e mergulhadores a prevenir encontros com tubarões em mais de 90% dos casos, informou nesta quinta-feira (data local) a imprensa local.

O aparelho criado por uma equipe do Instituto Oceanográfico da Universidade da Austrália Ocidental emite um forte campo eletrônico que interfere no sistema eletrorreceptivo dos tubarões, que é formado por uma rede de sensores dentro do cérebro do tubarão, segundo a edição australiana do jornal "The Guardian".

Para provar sua efetividade foram utilizados dois tipos de plataformas cheias de isca, uma com o aparelho e a outra sem ele, a fim de analisar as reações dos tubarões de recife no litoral do oeste australiano e dos temidos tubarões brancos no litoral da África do Sul.

Nesses experimentos, todos os tubarões tocaram e levaram as iscas da plataforma que não tinha o aparelho denominado Shark Shield, enquanto apenas 10% se aproximou da que estava protegida, acrescentou o jornal.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade