Ciência: síndrome de Down é 'desligada' e 'continente' descoberto em 2013

15 dez 2013 - 17h16
Exibir comentários
A síndrome de Down é causada pela presença de três cromossomos 21, ao invés de dois
Foto: Getty Images

Os cientistas voltaram a nos surpreender em 2013. Eles conseguiram suprimir em laboratório o cromossomo extra que causa a síndrome de Down, descobrir um cânion gigantesco e - em uma parceria entre Brasil e Japão - o que parece ser um "continente perdido" no Atlântico. Bem mais longe, em Marte, a sonda Curiosity descobriu que há água na composição do solo, além de novos indícios de que havia corpos de água que poderiam ter abrigado vida no passado.

Por outro lado, nem todas as notícias são boas - já que um meteorito caiu na Rússia e deixou centenas de pessoas feridas. Mas as pesquisas, descobertas e teorias não param por aí: arqueólogos descobriram um tesouro histórico no Rio de Janeiro e lombrigas no corpo do rei Ricardo III, afirmaram ter provas de que Jesus existiu - mas que o evangelho de Judas era verdadeiro. Veja a seguir as mais interessantes notícias científicas de 2013 e clique nos links para ler mais - e, se você perdeu, leia aqui os destaques do ano na luta contra o HIV.

Imagem de TV estatal mostra macaco que teria sido lançado ao espaço pelo Irã
Foto: AP

Janeiro

O astronauta mais famoso do início do ano não era humano. O irã afirma ter lançado, com sucesso, um macaco ao espaço. E a esperança de descobrir vida fora da Terra aumentou quando cientistas divulgaram uma estimativa, feita com base em dados do telescópio Kepler, de que nossa galáxia pode abrigar 17 bilhões de planetas com tamanho similar ao do nosso. Enquanto isso, na Universidade de Oxford, cientistas conseguiram devolver a visão a ratos cegos

<p>Vista de um apartamento residencial mostra o rastro da queda de um objeto sobre a cidade de Chelyabinsk, na Rússia</p>
Foto: Reuters

Fevereiro

Sem aviso, um meteorito varreu os céus russos e caiu em um lago congelado. No meio do caminho, a pedra sofreu uma explosão e a onda de impacto produzida destruiu vidros da cidade de Cheliabinsk ferindo cerca de 1 mil pessoas. Na Inglaterra, cientistas confirmaram que o esqueleto encontrado em um estacionamento de Leicester é do polêmico rei Ricardo III, morto em 1485 em batalha. Miguel Nicolelis, um dos principais nomes brasileiros da ciência contemporânea anuncia ter conectado o cérebro de dois ratos que estavam em continentes diferentes. Depois de roedores cegos, cientistas anunciaram em fevereiro terem curado cobaias surdas.

Treze esqueletos dispostos em duas fileiras foram encontrados na região central de Londres
Foto: Reuters

Março

O terceiro mês do ano veio com esperanças: cientistas anunciaram a cura funcional de um bebê com HIV, o que pode mudar a forma como recém-nascidos são tratados. Em Londres, o trem acabou na Idade Média: esqueletos medievais foram encontrados em uma obra. Outra notícia médica foi a cura de uma menina com leucemia - usando as células da própria paciente.

Texto apócrifo afirma que apóstolo não traiu Cristo; autenticidade da tinta foi comprovada
Foto: AP

Abril

Nos Estados Unidos, pesquisadores confirmaram a autenticidade do controverso Evangelho de Judas. O presidente Barack Obama anunciou um projeto de US$ 100 milhões para mapear o cérebro humano - considerado tão importante quanto o mapeamento do genoma humano. Um senador foi o primeiro a anunciar os planos da Nasa de rebocar um asteroide. No Brasil, abduzidos e testemunhas da existência de ETs se reuniram. No espaço, um canadense fez sucesso.

<p>A descoberta de um "continente perdido": a longo prazo, segundo geólogo, a região pode se tornar um ponto de mineração submarina, com a perspectiva de extração de ferro, manganês e cobalto</p>
A descoberta de um "continente perdido": a longo prazo, segundo geólogo, a região pode se tornar um ponto de mineração submarina, com a perspectiva de extração de ferro, manganês e cobalto
Foto: CPRM / Divulgação

Maio

Brasileiros e japoneses descobriram "continente perdido" no Atlântico. No Canadá, cientistas acharam água que estava isolada havia 1,5 bilhão de anos - e pode conter vida. Dados da sonda Curiosity indicam que astronautas suportariam a radiação em uma viagem até Marte. A ONU deu uma sugestão ecológica para acabar com a fome: comermos insetos. Na Alemanha, médicos conseguem recuperar um menino que teve paralisia cerebral. O Terra entrevistou um desses pesquisadores sobre a polêmica do uso de células-tronco do próprio paciente, atitude considerada inútil por muitos profissionais da saúde e que movimenta uma indústria que cresce muito no Brasil e no mundo.

Assim como a maior parte dos fenômenos geológicos, o mistério das rochas deslizantes se resume a vento e água
Foto: Wikimedia

Junho

Cientistas apresentam nova explicação para o fenômeno das rochas que deslizam naturalmente. Estudo descobre a célula que daria origem ao câncer de mama. Encontrado o mais antigo esqueleto conhecido de um primata. O mapa mais detalhado do cérebro é lançado - de graça. Um estudo de 18 anos de Cuba e da Argentina resultou em uma vacina contra o câncer de pulmão. A ciência parou na Justiça: a Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu que um gene natural não pode ser patenteado. A decisão pode facilitar o acesso a exames, como o que detectou o risco de câncer na atriz Angelina Jolie. O telescópio Hubble registra um planeta que "não deveria existir". Celebridade do espaço, astronauta Chris Hadfield anuncia aposentadoria.

Pandoravírus tem genoma com 2,47 milhões de bases- mais do que muitos micro-organismos
Foto: Chantal Abergel/Jean-Michel Claverie / Divulgação

Julho

Cientistas conseguiram "desligar" um cromossomo inteiro (e não apenas um gene): o cromossomo extra que causa a síndrome de Down. A descoberta de um vírus gigante pode mudar a árvore da vida. No MIT, pesquisadores conseguem implantar memórias falsas em ratos.  Outra pesquisa indica que os hábitos alimentares são "programados" no útero

No Espaço, o Hubble conseguiu pela primeira vez dados que indicam a cor de um planeta fora do Sistema Solar. Telescópios registraram uma colisão de estrelas de nêutrons que teria criado o equivalente a 10 Luas em ouro. A sonda Cassini, que orbita Saturno, registra uma imagem da Terra a 1,5 bilhão de quilômetros. Veja outra imagem. De volta à Terra: uma empresa acha os motores da Apollo 11 no mar

Pesquisadores descobriram um cânion na Groenlândia após analisarem dados de radar
Foto: Divulgação

Agosto

A Nasa espera que em breve a polaridade do Sol seja revertida - o que terá consequências em todo o Sistema Solar (até este domingo, a reversão de polaridade ainda não havia ocorrido). Já a CIA confirmou pela primeira vez em um documento oficial a existência da famosa Área 51 - todas as menções anteriores não era oficiais. O astronauta italiano Luca Parmitano revela que quase morreu afogado em uma caminhada espacial. Quando muita gente pensava que conhecíamos muito bem a geologia do planeta, cientistas descobrem um cânion de 750 quilômetros na Groenlândia. Na Itália, um antigo palácio de um imperador romano é descoberto. Cientistas fazem um hambúrguer com células-tronco - e teve gente que experimentou. Um estudo demonstrou que uma planta usada na medicina tradicional chinesa como emagrecedor causa câncer.

A ciência brasileira mereceu destaque em agosto. Uma vacina desenvolvida no País contra o HIV será testada em macacos. Outra vacina, dessa vez contra a dengue, está ainda mais avançada e passa por testes em humanos. Miguel Nicolelis divulga como será o exoesqueleto que fará com que uma pessoa com paralisia dê o pontapé inicial da Copa do Mundo. Pesquisadores da USP e do Instituto Dante Pazzanese desenvolveram o primeiro coração artificial totalmente implantável brasileiro - mais barato que o estrangeiro. Em espaço, enquanto lamentávamos os 10 anos da tragédia de Alcântara, comemorávamos a pesquisa que descobriu o mais velho "gêmeo" do Sol. E descobrimos que o ET de varginha é respeitado até mesmo pela presidente Dilma Rousseff

Ovos de lombriga foram encontrados no solo do local onde estava o corpo do rei Ricardo 3º
Foto: Piers Mitchell/Department of Archaeology and Anthropology/University of Cambridge / Divulgação

Setembro

Cientistas afirmam ter descoberto o "elo perdido" do mal de Alzheimer e acreditam que o estudo - em longo prazo - pode levar à cura do mal. Testada em animais, uma nova vacina contra o HIV tem potencial de eliminar os traços do vírus por toda a vida do paciente. Pela primeira vez, atividade cerebral é registrada em coma profundo. Outro estudo conseguiu restabelecer conexões entre neurônios em pessoas com autismo. Descobrimos que o rei Ricardo III sofria com lombrigas. No Rio de Janeiro, arqueólogos descobrem 800 mil relíquias. O primo feio do Nobel, o Ig Nobel, anunciou quais foram as piores pesquisas científicas do ano

No espaço, enquanto um meteorito era descoberto pouco antes de passar "raspando" no nosso planeta, bem mais distante a Voyager 1 deixava o Sistema Solar - o primeiro objeto feito pelo homem a chegar tão longe na nossa galáxia. Já em Marte, a Curiosity descobriu água na composição do solo. De volta à Terra, um cientista diz ter encontrado provas de vida extraterrestre na atmosfera, 200 mil pessoas se inscreveram para uma viagem sem volta para Marte e um sapo teve muito azar, mas saiu bem na foto.

<p>Meteorito na Rússia: quando a pedra foi colocada na balança e o peso atingiu 570 quilos, a própria balança quebrou</p>
Foto: BBC News Brasil

Outubro

Em Londres, um historiador anunciou uma descoberta que, segundo ele, provaria que Jesus foi inventado pelos romanos. Já nos Estados Unidos, um jovem de 15 anos criou um teste que detecta três tipos de câncer em cinco minutos. A descoberta de uma substância que evita a morte de tecido cerebral traz a esperança da cura de doenças como Alzheimer e Parkinson. O ano de 2032 foi temido em 2013. O meteorito que caiu na Rússia foi retirado de um lago. Enquanto em Saturno e Júpiter chovia diamantes - literalmente, cosmologistas tentavam dar novas explicações para o surgimento do universo

No Brasil, ocorre uma polêmica com uso de beagles vivos em pesquisas científicas - com defesa e acusação contra a prática.

Na Europa, o as áreas científicas do Nobel premiaram a descoberta da partícula-deus (ou partícula de Deus), os cientistas que explicaram como ocorre o transporte de substâncias entre as células e os criadores de modelos computadorizados - hoje amplamente utilizados em todas as áreas da ciência.

<p>O cometa Ison, ansiado objeto de desejo dos cientistas, parece ter se desintegrado em sua viagem ao redor do Sol</p>
Foto: Nasa / Reprodução

Novembro

O "cometa do século", que alguns cientistas esperavam ser tão brilhante quanto a Lua Cheia, chega perto demais do Sol. Um asteroide com seis caudas (quem costuma ter caudas são os cometas) surpreende os cientistas. Um "parente" do T-Rex é descoberto nos Estados Unidos. Um estudo descobre como o HIV fica "invisível". Pela primeira vez, um estudo acha ligação entre o "DNA lixo" (o qual se achava não ter nenhuma importância) e uma doença. E Buda pode ser bem mais velho do que pensávamos

<p>Anticoncepcional masculino: novo tratamento pode ser revertido facilmente, segundo cientistas</p>
Foto: BBC News Brasil

Dezembro

Cientistas descobrem que o terremoto do Japão afetou a gravidade terrestre. O lançamento de um foguete em uma parceria com a China não dá certo - e o Brasil tem prejuízo de R$ 300 milhões. Em Marte, a sonda Curiosity descobre evidências da existência de um lago de água doce que pode ter abrigado vida. De volta à Terra, pesquisadores usam radiação para matar o vírus HIV em um possível novo tratamento. Uma pesquisa estaria próxima do primeiro anticoncepcional masculino. Um estudo consegue sequenciar o DNA mitocondrial de um humano de 400 mil anos

Para fechar o ano, um geneticista afirma o ser humano é o resultado do cruzamento de chimpanzé e porco.