PUBLICIDADE

Cidades da Espanha se unem para tentar diminuir emissões

10 out 2010 - 16h41
(atualizado às 16h45)
Compartilhar

Contribuir para a redução de emissões de gases de efeito estufa nas cidades da Espanha. Este é o principal objetivo da Rede Espanhola de Cidades Pelo Clima, criada em 2004 como um instrumento de coordenação e de impulso para as políticas locais na luta contra as alterações climáticas, segundo apuraram os pesquisadores da Plataforma de Cidades Sustentáveis.

A rede também favorece as relações com empresas europeias e da América Latina comprometidas com o projeto por meio do fornecimento de soluções e medidas para reduzir as mudanças climáticas e seus efeitos, ao atuar também na adaptação desses impactos. Essas ferramentas foram desenvolvidas com a experiência dos técnicos dos Conselhos Municipais, levando em conta opiniões, experiências e métodos que resultaram em soluções válidas para atender o maior número possível de membros, permitindo a troca de experiências entre municípios.

A rede reunia 236 municípios com um total de 21 milhões de habitantes até 2008. Entre as principais ações implementadas por ela estão boas práticas nas áreas de ecotecnologia, planejamento urbano, energia e transporte. Em Albacete, por exemplo, há a apresentação obrigatória de um informe com todas as medidas e projetos em vigor relacionados para o desenvolvimento sustentável da região.

Em Ponferrada, placas de energia solar foram instaladas em todos os edifícios municipais. Ferramentas de apoio como eventos, publicações, documentos e cursos estão disponíveis e são compartilhados pelos membros da rede para oferecer iniciativas que permitam o cumprimento do plano da rede de reduzir as emissões de gases de efeito estufa, especialmente voltados para o âmbito local.

No cronograma abaixo, você fica por dentro dos detalhes acerca das importantes conquistas alcançadas pela rede:

-3 de novembro de 2005: Assinatura do acordo-quadro de colaboração entre o Ministério do Meio Ambiente e da Femp para as ações conjuntas em matéria de sustentabilidade urbana, com a Rede Espanhola de Cidades pelo Clima como instrumento para trabalho e coordenação.

-01 de junho de 2005: Constituição da Rede Espanhola de Cidades pelo Clima da Femp, a partir de atividades que visam reduzir emissões de gases de efeito estufa nos municípios.

-04 outubro de 2006: Segunda Assembleia das Cidades, aprovação do Plano de Trabalho 2006 e a preparação das atividades a realizar em 2007. Concessão do primeiro prêmio para as melhores práticas para o clima local em quatro categorias: energia, construção e urbanismo, transporte e tecnologia ecológica.

-2006: Preparação do guia para lidar com resíduos urbanos e limpeza de estradas em dois formatos, educacional e técnica. O guia é um instrumento de trabalho para governos locais.

-2007: Preparação do primeiro relatório sobre as políticas locais de luta contra as mudanças climáticas, feito para informar aos membros sobre a situação local das alterações do clima e em relação as ações e estratégias locais para as alterações climáticas. O documento também buscava ser referência para elaboração de estratégias locais, em cada município na rede.

Dados de 2008 do Instituto Industrial para Energias Renováveis (IWR, sigla em alemão) apontam a Espanha na 18ª colocação entre os maiores emissores de dióxido de carbono (CO2) do mundo. Há dois anos, o país emitiu 380 milhões de toneladas do gás-estufa - aumento de 60% em relação aos níveis de 1990, e 15% em relação ao compromisso firmado no Protocolo de Kyoto.

As principais instituições responsáveis pela rede são os governos locais da Espanha, Ministério do Meio Ambiente da Espanha e Habitat Committee.

Com informações da Plataforma de Cidades Sustentáveis

Fonte: EcoDesenvolvimento
Compartilhar
TAGS
Publicidade