PUBLICIDADE

Cidades brasileiras estão distantes em rankings de progresso

Rio de Janeiro é a cidade brasileira com maior potencial futuro, enquanto São Paulo tem o melhor desempenho atualmente

22 mai 2015 - 15h27
Compartilhar
Exibir comentários
São Paulo é a cidade brasileira com melhor desempenho atualmente
São Paulo é a cidade brasileira com melhor desempenho atualmente
Foto: Eco Desenvolvimento

As cidades brasileiras estão distantes das primeiras posições no estudo Cidades Globais, da consultoria norte-americana A.T. Kearney, divulgado na quarta-feira, 20 de maio. 

Siga o Terra Notícias no Twitter

O relatório, que mede o desempenho atual e o potencial futuro de 125 cidades distribuídas por seis regiões do mundo, traz dois rankings: um que mede a situação atual das cidades (Índice de Cidades Globais - ICG) e outro que mede o potencial futuro destes lugares para atrair e reter capital, ideias e pessoas do mundo todo (Visão Geral das Cidades).

As seis cidades brasileiras avaliadas foram: Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

O Rio de Janeiro é a cidade brasileira que tem o maior potencial futuro. Já São Paulo é a representante do País com o melhor desempenho atual - mesmo assim, muito atrás das cidades com as melhores avaliações.

Nenhuma cidade brasileira aparece entre as 25 melhores colocadas em nenhum dos dois rankings - e apenas Nova York e Londres estão entre as 10 primeiras posições nas duas avaliações.

Um dos fatores que explica tal distanciamento é a falta de inovação no País

As cidades são avaliadas em comparação a uma "cidade perfeita", que receberia 100 pontos. Nova York, que é a primeira colocada no ranking ICG marcou apenas 63 pontos - o que mostra que o mundo ainda está longe de ter um município ideal.

Progresso lento

São Paulo, no entanto, apesar de ser a cidade brasileira mais bem colocada, aparece na 32º posição com só 24,6 pontos. Em 2008, na primeira edição deste estudo, a capital paulista aparecia uma posição à frente.

De acordo com François Santos, que é sócio do escritório brasileiro da A.T. Kearney, São Paulo e as outras cidades brasileiras estão evoluindo em velocidade muito menor que as outras grandes cidades do mundo.

"De 2008 para cá, olhando os indicadores, São Paulo não piorou. Em alguns indicadores, a cidade até evoluiu, mas as outras cidades progrediram em velocidade maior e se distanciaram", afirmou Santos à Exame.com.

Falta inovação

Quando se olha para o futuro, a situação é ainda pior. Nenhuma cidade brasileira fica entre as 60 com mais potencial de desenvolvimento. São Paulo, por exemplo, despenca para a 82ª posição.

Segundo ele, um dos fatores que explica tal distanciamento é a falta de inovação no País. "O Brasil é pouco inovador quando comparado a essas grandes metrópoles", diz.

O Índice de Cidades Globais mede o desempenho atual baseado na atividade de negócios, capital humano, troca de informações, experiência cultural e engajamento político.Já o ranking Visão Global das Cidades avalia o potencial futuro delas baseado na taxa de evolução de quatro áreas: bem estar pessoal, economia, inovação e governança.

Posição no ICG:

32) São Paulo - 24.6 pontos

53) Rio de Janeiro - 17.95

88) Porto Alegre - 7.4

93) Belo Horizonte - 6.7 

99) Salvador - 6.1

101) Recife - 5.6

Posição no ranking Visão Geral das Cidades:

69) Rio de Janeiro

82) São Paulo 

88) Recife

92) Belo Horizonte

94) Salvador

96) Porto Alegre

Paraná ocupa 14ª posição no ranking de mortes por acidente de motocicletas:
Fonte: Eco Desenvolvimento Eco Desenvolvimento
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade