PUBLICIDADE

Chefe de painel da ONU defende que o homem aquece o planeta

7 dez 2009 - 10h11
(atualizado às 11h51)
Compartilhar

O líder do painel de cientistas climáticos da ONU, Rajendra Pachauri, defendeu enfaticamente nesta segunda-feira os indícios de que o homem está aquecendo o planeta, depois de críticos afirmarem que o vazamento de emails de uma universidade britânica desqualificou as evidências.

Pachauri discursa na abertura da Conferência do Clima
Pachauri discursa na abertura da Conferência do Clima
Foto: Reuters

"A consistência interna de linhas múltiplas de evidência apoiam fortemente o trabalho da comunidade científica, incluindo aquelas apontadas nas trocas de emails", disse Pachauri na abertura da conferência climática de 192 países em Copenhague.

Pachauri é o líder do Painel Intergovernamental Sobre Mudanças Climáticas da ONU, que disse em 2007 ter pelo menos 90% de certeza de que os homens são responsáveis pelo aquecimento global.

Os mais céticos dizem que os emails vazados da University of East Anglia, na Grã-Bretanha, mostram que os cientistas manipularam evidências. Pachauri disse que as descobertas foram isoladas de falsificações graças a um rígido processo de revisão.

COP-15

A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, de 7 a 18 de dezembro, que abrange 192 países, vai se reunir em Copenhague, na Dinamarca, para a 15ª Conferência das Partes sobre o Clima, a COP-15. O objetivo é traçar um acordo global para definir o que será feito para reduzir as emissões de gases de efeito estufa após 2012, quando termina o primeiro período de compromisso do Protocolo de Kyoto.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade