PUBLICIDADE

Carlos se transforma em furacão no Pacífico perto de Acapulco

13 jun 2015 - 14h12
Compartilhar
Exibir comentários

Carlos tornou-se neste sábado em furacão de categoria um na escala Saffir Simpson no Pacífico mexicano, a cerca de 225 km de Acapulco (sul), informou o Sistema Meteorológico Nacional (SMN).

"A tempestade tropical Carlos evoluiu para um furacão de categoria 1 na escala Saffir-Simpson, e está localizado cerca de 225 km ao sul de Acapulco", no estado de Guerrero, informou um comunicado do SMN.

O furacão avança lentamente ao 4 km/h, com rajadas de ventos de 150 km/h, o que indica que o fenômeno não alcançará a categoria dois, segundo Luis Felipe Puente, diretor nacional da Defesa Civil.

No entanto, Puente não descartou que a alta temperatura do mar modifique a intensidade de Carlos, o terceiro dos 19 furacões previstos para a temporada que termina em novembro.

De acordo com o modelo de trajetória prevista para Carlos, a tempestade vai passar sobre o oceano sem impactar as costas.

Puente indicou que as autoridades devem permanecer alertas pelas chuvas e ondas altas nos estados de Oaxaca, Guerrero e Michoacan, na fronteira com o Pacífico.

A presença simultânea dos furacões Ingrid (Pacífico) e Manuel (Golfo do México) em setembro de 2013 devastou as montanhas de Guerrero, deixando pelo menos 157 mortos e 1,7 milhão de desabrigados.

A temporada deste ano começou com Andrew, que chegou a categoria quatro.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade