De paraquedas, cápsula Dragon pousa no Pacífico

Carregamento vindo da Estação Espacial trazia lombrigas que fazem parte de um estudo sobre envelhecimento

21 mai 2015 - 16h29
A cápsula Dragon, da SpaceX, partiu em abril num foguete Falcon 9 com destino à Estação Espacial Internacional
Foto: Scott Audette / Reuters

Uma cápsula de carregamento Dragon da empresa Space Exploration Technologies fez um pouso com paraquedas no oceano Pacífico nesta quinta-feira (21), encerrando uma temporada de cinco semanas na Estação Espacial Internacional.

A cápsula partiu em 14 de abril a bordo de um foguete Falcon 9, que decolou da Estação da Força Aérea do Cabo Canaveral, na Flórida, e se acoplou à estrutura orbital três dias depois com mais de 1.950 quilos de alimentos, suprimentos e experimentos.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Ela foi recarregada com cerca de 1.500 quilos de amostras científicas e outros equipamentos e colocada novamente em órbita às 07h04 (horário de Brasília) desta quinta-feira para retornar à Terra, como mostrou uma transmissão televisiva da Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa, na sigla em inglês).

Usando um trio de paraquedas, a cápsula pousou no Pacífico às 12h42 (horário de Brasília) e cerca de 249 quilômetros a sudoeste de Long Beach, na Califórnia, informou a Nasa.

No carregamento que voltou estão lombrigas que fazem parte de um estudo médico para avaliar mudanças fisiológicas que afetam o envelhecimento.

Outra investigação estuda como o ambiente de microgravidade altera as fibras musculares, uma informação que pode oferecer um vislumbre sobre como mitigar a perda muscular de astronautas durante voos de longa duração.

SpaceX lança cápsula Dragon, mas falha em resgatar foguete:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.