PUBLICIDADE

Camada de gelo do Ártico registra seu sexto nível mais baixo em 36 anos

22 set 2014 - 22h41
Compartilhar

A camada de gelo do Ártico registrou neste verão do hemisfério norte seu sexto nível mais baixo em 36 anos, com 5,02 milhões de quilômetros quadrados, informou nesta segunda-feira o Centro Nacional da Neve e de Gelo dos Estados Unidos.

Esta superfície, a sexta menor desde que os satélites espaciais começaram o acompanhamento em 1979, é distante no entanto do recorde de 2012, quando foi registrada uma mínima de 3,41 milhões de quilômetros quadrados.

A extensão atual, medida em 17 de setembro, se situa 19% abaixo da medida dos últimos 36 anos, ou seja, é 1.199,2 quilômetros quadrados menor que a média.

Setembro é o mês no qual o gelo do Ártico registra sua menor extensão do ano, coincidindo com o fim do verão no hemisfério norte.

"O verão começou relativamente fresco e careceu das grandes tempestades e ventos persistentes que podem quebrar o gelo e aumentar sua fusão", explicou Walter Meier, pesquisador doGoddard Space Flight Center da Nasa, em comunicado.

O degelo provocado pelo aquecimento global preocupa a comunidade científica, que alerta que poderia ter como consequência a alteração do clima cada vez mais ao sul.

A notícia chega no véspera da Cúpula sobre o Clima que será realizada na terça-feira em Nova York, na qual participarão mais de 100 governantes que também marcarão presença, além disso, na Assembleia Geral da ONU.

A cidade de Nova York foi tomada no domingo por uma manifestação contra a mudança climática que reuniu mais de 300 mil pessoas, como parte de uma iniciativa mundial para alertar sobre os perigos do aquecimento global.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade