PUBLICIDADE

Britânicos anunciam criação de método para prever idade de morte natural

11 ago 2013 - 06h30
(atualizado às 06h49)
Compartilhar
Exibir comentários

Aneta Stefanovska e Peter McClintock, cientistas físicos da Universidade de Lancaster, localizada na cidade de mesmo nome, no Reino Unido, afirmam ter criado um "teste" que revela quanto tempo de vida resta a uma pessoa antes de uma morte natural. As informações são do jornal Sunday Times.

O procedimento, não invasivo, envolve a exposição a um raio laser indolor, através de uma ferramenta colocada no pulso. De acordo com os criadores, o aparelho calcula quanto o corpo do examinado irá se desgastar com o passar dos anos, analisando células endoteliais.

Essas células revestem os vasos sanguíneos capilares, os menores em nossos corpos, e excutam atividades complexas em vários órgãos. Ao medir as oscilações endoteliais, os criadores do aparelho dizem poder calcular a longevidade de uma vida antes de uma morte natural e testar a possibilidade de doenças incluindo câncer e demência.

Os resultados são graduados de zero, para proximidade máxima da morte, até cem, para ótimo funcionamento do corpo.

"Espero que possamos criar um banco de dados que se tornará cada vez maior, possibilitando a qualquer pessoa apurar suas condições com precisão ao longo da vida", declara Stefanovska, que pretende disponibilizar o modelo para uso médico "nos próximos anos".

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade