|
Após cinco meses de treinamento na Rússia e da viagem à Estação Espacial Internacional (ISS), o astronauta brasileiro Marcos Pontes retorna ao Brasil nesta quinta-feira, quando participa de uma série de compromissos e homenagens. O Terra transmitirá ao vivo, com imagens da Radiobrás, o encontro de Marcos Pontes com o presidente Lula, previsto para as 9h, e a entrevista com o astronauta às 9h45.
» Astronauta brasileiro volta à Terra em segurança e feliz
» Infográfico: entenda como foi a aterrissagem da Soyuz
» Veja fotos da aterrissagem da cápsula com Marcos Pontes
» Fórum: opine sobre a ida do brasileiro ao Espaço
Pontes chega a Brasília e segue para o Palácio do Planalto, onde será recebido pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Participam da cerimônia de boas-vindas o ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Sergio Gaudenzi, o comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Luiz Carlos Bueno, além de outras autoridades civis e militares e familiares do astronauta.
Durante e tarde o astronauta brasileiro irá a Agência Espacial Brasileira (AEB) para formalizar agradecimento aos servidores da Agência pelo trabalho realizado para o sucesso da missão.
Na sexta-feira (21), ás 9h, Pontes chega a Bauru (SP), sua cidade natal. Haverá uma cerimônia no aeroporto e uma carreata até o Teatro Municipal, onde estudantes vão homenageá-lo. No sábado, dia do aniversário da Aviação de Caça brasileira, o astronauta será recebido na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro (RJ).
Antes de retornar à Rússia, Marcos Pontes participa de uma visita ao Centro Técnico Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos, unidade do Comando da Aeronáutica que se tornou referência na pesquisa aeronáutica no país e responsável pelo desenvolvimento de lançadores de satélites do Programa Espacial Brasileiro. Haverá visita ao ITA (Instituto Tecnológico Aeronáutico) e ao Museu Espacial. À tarde, Pontes irá ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
|