|
Os cinco estudos com grãos de feijão e clorofila que o astronauta Marcos Pontes desenvolveu na Estação Espacial Internacional (ISS, a sigla em inglês) serão entregues hoje aos seus interessados no Brasil - entre eles a Secretaria Municipal de Educação de São José dos Campos (SP).
» Astronauta brasileiro volta à Terra em segurança e feliz
» Infográfico: entenda como foi a aterrissagem da Soyuz
» Veja fotos da aterrissagem da cápsula com Marcos Pontes
» Fórum: opine sobre a ida do brasileiro ao Espaço
» Assista: brasileiro está de volta à Terra
» Fotolog do astronauta: deixe seu recado
Também receberão hoje os estudos a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI) e a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), em conjunto com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais do Ministério da Ciência e Tecnologia (Inpe-MCT).
Os experimentos são aqueles que utilizaram material biológico, como sementes, enzimas e bactérias, e que devem ser abertos e analisados o mais rapidamente possível. Outros três estudos são aqueles que não necessitam de análise imediata e que deverão chegar ao Brasil em 15 dias.
De acordo com o coordenador da Missão Centenário, Raimundo Mussi, duas semanas são o prazo que a Agência Espacial Russa (Roscosmos) tem para resgatar o restante dos experimentos de dentro da nave russa Soyuz e entregá-los à Embaixada do Brasil em Moscou. O material é composto de cartões de memória e fitas de vídeo que registraram os resultados das pesquisas na microgravidade.
|