Fale conosco
Mande suas críticas e sugestões. Participe!

 Boletim
Receba as últimas notícias em seu email
Brasil no Espaço
Terça, 11 de abril de 2006, 11h41  Atualizada às 18h54
Marcos Pontes se protegeu com foto de Gagarin e cruz ortodoxa
 
 Últimas de Brasil no Espaço
» Astronauta brasileiro mostra a vida no espaço
» Agência Espacial comemora Dia do Astronauta
» Rússia compartilhará tecnologia espacial com o Brasil
» Astronauta brasileiro participa de mesa-redonda em Brasília
Busca

Saiba mais na Internet sobre:

Busque outras notícias no Terra:
O primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes, e seus companheiros da expedição nº 13 da Estação Espacial Internacional (ISS) afirmaram hoje que se protegeram de qualquer tipo de azar levando a bordo uma foto de Yuri Gagarin e uma cruz ortodoxa. "Nossa expedição tinha o número 13 e havia um eclipse solar na véspera de nossa partida", contou Pontes nesta terça-feira, dois dias depois de sua volta do espaço, durante uma entrevista coletiva na Cidade das Estrelas, perto de Moscou, onde treinou durante vários meses antes de seu vôo.

» Astronauta brasileiro volta à Terra em segurança e feliz
» Infográfico: entenda como foi a aterrissagem da Soyuz
» Veja fotos da aterrissagem da cápsula com Marcos Pontes
» Fórum: opine sobre a ida do brasileiro ao Espaço
» Assista: brasileiro está de volta à Terra
» Fotolog do astronauta: deixe seu recado

Segundo ele, apesar das superstições, o vôo foi bem sucedido e todos os objetivos foram cumpridos. "Em maio passado, eu passeava pela Praça Vermelha de Moscou e comprei uma camiseta com uma foto de Gagarin. Decidi levá-la a bordo da Estação Espacial Internacional e isso me trouxe felicidade", afirmou, referindo-se a Yuri Gagarin, o astronauta soviético que foi o primeiro homem a viajar ao espaço. "Também havia uma foto de Gagarin pendurada dentro da estação. O olhar de Gagarin nessa foto acalmava nossas preocupações", explicou.

"E também colocamos uma cruz (ortodoxa) a bordo da estação. Ela foi oferecida à tripulação da expedição Nº 13 pelo Patriarca (ortodoxo russo Alexis II). Podemos dizer que nossa estação estava abençoada", acrescentou, por sua vez, o astronauta russo Valery Tokarev, que acompanhou Pontes de volta a Terra.

Pontes, de 43 anos, oficial da Força Aérea e protagonista do primeiro e histórico vôo de um brasileiro ao espaço, permaneceu oito dias a bordo da ISS depois de ter partido da base de Baikonur, no Cazaquistão, em 30 de março. Marcos Pontes, Valery Tokarev e seu colega americano William MacArthur aterrissaram sem problemas no domingo passado nas estepes do Cazaquistão. Seu regresso a Terra coincidiu, com poucos dias de diferença, com o 45º aniversário do primeiro vôo de um ser humano ao espaço, o de Gagarin, a bordo da nave Vostok, em 12 de abril de 1961.


 

AFP

Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.