Fale conosco
Mande suas críticas e sugestões. Participe!

 Boletim
Receba as últimas notícias em seu email
Brasil no Espaço
Quinta, 30 de março de 2006, 18h23  Atualizada às 08h55
Site da Nasa ignora Pontes em foto oficial
 
NASA/Divulgação
Foto principal no site da Nasa ignora astronauta brasileiro
Foto principal no site da Nasa ignora astronauta brasileiro
 Últimas de Brasil no Espaço
» Astronauta brasileiro mostra a vida no espaço
» Agência Espacial comemora Dia do Astronauta
» Rússia compartilhará tecnologia espacial com o Brasil
» Astronauta brasileiro participa de mesa-redonda em Brasília
Busca

Saiba mais na Internet sobre:

Busque outras notícias no Terra:
O tenente-coronel Marcos Pontes, primeiro astronauta brasileiro que embarcou na noite de ontem rumo à Estação Espacial Internacional (ISS), não aparece na foto oficial que estampa o site da Agência Espacial Norte Americana, a Nasa. A página da décima terceira expedição à ISS mostra apenas o cosmonauta russo Pavel Vinogradov e o americano Jeffrey Williams.

» Fórum: opine sobre a ida do brasileiro ao Espaço
» Fotolog do astronauta: deixe seu recado
» Veja galeria de fotos
» Veja vídeo do lançamento do foguete

A assessora do astronauta Christiane Corrêa afirma que Marcos Pontes não faz parte da 13ª expedição. "Ele irá à Estação Espacial Internacional com a tripulação da expedição 13 e retornará com os tripulantes da expediçãoo 12, que já estão lá por seis meses", diz. A Agência Espacial Brasileira, no entanto, afirma que Pontes é um integrante da expedição 13.

Na página, o brasileiro é listado como um astronauta "viajando sob acordo comercial com a Agência Espacial Russa". A mesma descrição dada ao bilionário Gregory Olsen, que viajou à ISS em setembro de 2005. Na época, especula-se que Olsen tenha pago cerca de US$19 milhões à Agência Espacial Russa para ser o primeiro turista a viajar para o cosmos. O Brasil está desembolsando US$ 10 milhões para participar desta viagem.

Ao contrário dos outros dois tripulantes, que permanecerão na ISS por seis meses, Pontes ficará apenas oito dias e deve conduzir experimentos para universidades brasileiras.
 

Redação Terra