|
O tenente-coronel Marcos Pontes, primeiro astronauta brasileiro que embarcou na noite de ontem rumo à Estação Espacial Internacional (ISS), não aparece na foto oficial que estampa o site da Agência Espacial Norte Americana, a Nasa. A página da décima terceira expedição à ISS mostra apenas o cosmonauta russo Pavel Vinogradov e o americano Jeffrey Williams.
» Fórum: opine sobre a ida do brasileiro ao Espaço
» Fotolog do astronauta: deixe seu recado
» Veja galeria de fotos
» Veja vídeo do lançamento do foguete
A assessora do astronauta Christiane Corrêa afirma que Marcos Pontes não faz parte da 13ª expedição. "Ele irá à Estação Espacial Internacional com a tripulação da expedição 13 e retornará com os tripulantes da expediçãoo 12, que já estão lá por seis meses", diz. A Agência Espacial Brasileira, no entanto, afirma que Pontes é um integrante da expedição 13.
Na página, o brasileiro é listado como um astronauta "viajando sob acordo comercial com a Agência Espacial Russa". A mesma descrição dada ao bilionário Gregory Olsen, que viajou à ISS em setembro de 2005. Na época, especula-se que Olsen tenha pago cerca de US$19 milhões à Agência Espacial Russa para ser o primeiro turista a viajar para o cosmos. O Brasil está desembolsando US$ 10 milhões para participar desta viagem.
Ao contrário dos outros dois tripulantes, que permanecerão na ISS por seis meses, Pontes ficará apenas oito dias e deve conduzir experimentos para universidades brasileiras.
|