PUBLICIDADE

Brasil anuncia objetivo de reduzir 37% das emissões entre 2005 e 2025

27 set 2015 - 11h29
Compartilhar
Exibir comentários

A presidente Dilma Rousseff anunciou neste domingo que o Brasil fixou o objetivo de reduzir 37% de suas emissões de gases do efeito estufa para 2025 com relação aos níveis de 2005.

Dilma revelou a meta, parte da contribuição que o Brasil levará em dezembro a Paris para conseguir um acordo internacional sobre mudança climática, em um discurso na sede das Nações Unidas durante a Cúpula do Desenvolvimento Sustentável.

"Devemos reforçar a Convenção sobre o Clima, garantindo sua execução e o respeito de seus princípios", disse a presidente, que comentou que na cúpula de Paris será acordado um sistema com "responsabilidades comuns, mas diferenciadas".

Além dessa meta, Dilma indicou que as emissões poderiam ser 43% reduzidas até 2030.

Para isso, o Brasil garantirá que as energias renováveis, incluída a hidráulica, representem 45% de sua rede de geração energética, frente à média global de 13%.

Além disso, o país buscará eliminar totalmente o desmatamento ilegal na região amazônica e tentará resistir às emissões da poda legal, ao mesmo tempo que recuperará e reflorestará 12 milhões de hectares.

O plano brasileiro inclui também, entre outras coisas, a restauração de outros 15 milhões de hectares de gramados degradados.

Segundo as autoridades brasileiras, o país já conseguiu reduzir 41% de suas emissões de gases do efeito estufa entre 2005 e 2012, um corte maior do que o conseguido por qualquer outra nação.

Esse esforço, segundo disse Dilma, é feito sem "menosprezar o crescimento econômico" e continuará durante os próximos anos.

Nesse sentido, a presidente destacou que o Brasil é um dos poucos países em desenvolvimento que se fixou um objetivo absoluto de redução das emissões.

No âmbito do desenvolvimento, Dilma considerou que a nova agenda adotada pela comunidade internacional "estipula o futuro que todos queremos" e destacou os importantes conquistas contra a pobreza conseguidos já por seu país.

Como é tradição, a presidente brasileira fará amanhã o primeiro discurso nos debates anuais da Assembleia Geral, onde espera-se que insista na necessidade de reformar o Conselho de Segurança da ONU.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade