PUBLICIDADE

BP pagará US$ 20 bilhões por vazamento no Golfo do México

5 out 2015 - 20h27
Compartilhar
Exibir comentários

Procuradora-geral dos EUA afirma que petrolífera recebe a punição que merece e que esse é o maior acordo do gênero fechado no país com uma única empresa.

A petrolífera britânica BP pagará 20,8 bilhões de dólares, um valor recorde, para encerrar ações movidas contra ela nos Estados Unidos por causa do vazamento de petróleo no Golfo do México, em 2010. As multas serão pagas ao longo de 18 anos ao governo federal, aos estados de Alabama, Luisiana, Mississippi, Flórida e Texas e a diversos municípios afetados pelo desastre.

O Departamento de Justiça e os cinco estados anunciaram o acerto nesta segunda-feira (05/10). O acordo coloca fim a cinco anos de batalha legal e obrigará a petrolífera a implementar um amplo projeto na costa do golfo, com o objetivo de recuperar a vida selvagem, o habitat e a qualidade da água.

"A BP está recebendo a punição que merece", afirmou a procuradora-geral dos EUA, Loretta Lynch. Segundo ela, esse é o maior acordo do tipo fechado nos EUA com uma única empresa e constitui "uma resposta forte e adequada ao pior desastre ambiental da história americana".

Em 2 de julho fora anunciada a conclusão de um acordo inicial em que o valor chegava a 18,7 bilhões de dólares, mas o total subiu por causa da inclusão de valores já gastos pela empresa.

O desastre na plataforma petrolífera Deepwater Horizon resultou no maior vazamento de petróleo da história dos Estados Unidos. Ao longo de 87 dias, mais de 3 milhões de barris poluíram as águas do Golfo do México. Em 20 de abril de 2010, uma explosão na plataforma matou 11 trabalhadores. Dois dias depois, a Deepwater Horizon afundou, dando início ao vazamento.

AS/ap/dpa/afp/rtr

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade