PUBLICIDADE

Bebê que nasceu com coração fora do peito recebe alta

25 jan 2013 - 10h30
(atualizado às 13h22)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma bebê que nasceu com o coração batendo fora de seu corpo teve alta depois de receber um tipo de escudo destinado a proteger seu órgão vital, que foi reinserido no peito. Audrina Cardenas nasceu em outubro de 2012 com uma rara doença congênita chamada ectopia cordis - que faz o coração se formar para fora do peito. Essa condição afeta apenas um a cada 8 milhões de pessoas - e 90% dos afetados são natimortos ou morrem dentro de três dias. As informações são do Texas Children's Hospital, instituição americana onde a menina foi tratada.

Com rara doença, Audrina Cardenas nasceu com um terço do coração para fora do corpo
Com rara doença, Audrina Cardenas nasceu com um terço do coração para fora do corpo
Foto: Texas Children's Hospital / Divulgação

A criança foi liberada na última quarta-feira e foi levada para casa pela mãe, Ashley Cardenas. A pequena deixou o hospital com um "escudo" protetor do coração que ela vai continuar precisando usar para proteger o órgão enquanto cresce. Dentro de alguns anos, ela vai passar por cirurgia para a inserção de um escudo mais permanente dentro de sua parede torácica. É um alívio para a mãe, que passa noites sem dormir desde que descobriu o problema que ameaçava a vida de sua filha durante um check-up de rotina na gravidez.

À mãe foram dadas três opções: abortar o bebê, carregá-la no ventre sabendo que ela iria morrer ou permitir aos médicos abrir um buraco no peito da criança logo após o nascimento na tentativa de abrir espaço para o coração. "Eu tinha que fazer todo o possível para salvar a vida da minha filha", afirmou Ashley Cardenas.

Ela deu à luz no dia 15 de outubro em cesariana e no dia seguinte sua filha foi levada para a cirurgia cardíaca. Depois de finalizada essa etapa - que reinseriu todo o coração dentro do corpo - uma equipe de cirurgia plástica ficou responsável por cobrir o órgão sob pele e músculo. Cinco semanas depois, os médicos responsáveis declararam que a garota estava fora de perigo e agora "está passando muito bem", de acordo com o hospital. No entanto, ela deverá passar por mais cirurgias nos próximos anos para reparar os danos em seu coração.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade