PUBLICIDADE

Ban Ki-moon pede ao G20 ação decidida contra mudanças climáticas

15 nov 2014 - 05h11
Compartilhar

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu neste sábado aos líderes do G20 que tomem ações concretas para enfrentar as mudanças climáticas durante a cúpula do bloco neste fim de semana em Brisbane, na Austrália.

A presidência australiana excluiu o tema das mudanças climáticas da agenda principal da cúpula, dedicada ao crescimento econômico e à criação de emprego.

Ban disse, no entanto, que essa questão está sendo discutida "ativamente" na cúpula e se mostrou confiante de que haverá um "forte compromisso" no combate às mudanças climáticas.

"É a questão que define o nosso tempo, é natural que os líderes do G20 se concentrem mais nisso para tornar o mundo mais sustentável em sua dimensão econômica, social e ambiental", disse.

Ban pediu ações "rápidas e concretas" para evitar "episódios cada vez mais destrutivos", durante uma entrevista coletiva anterior ao início da cúpula em Brisbane.

"O mundo olha para o G20 para que também lidere o financiamento do clima. Peço aos líderes do G20 que façam uma aposta ambiciosa para a capitalização do Fundo Verde para o Clima", disse Ban.

"(As mudanças climáticas) são uma prioridade da comunidade internacional. A influência humana criou o fenômeno e, em resposta, devem ser tomadas ações para garantir um mundo sustentável e uma sociedade prospera no futuro", acrescentou.

O secretário-geral da ONU também parabenizou o acordo entre EUA e China para a redução das emissões de gases poluentes e a decisão da UE de reduzir em 40% os gases do efeito estufa.

Pouco depois, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou em um discurso na Universidade de Queensland, em Brisbane, que seu país vai doar US$ 3 bilhões para o Fundo Verde para o Clima.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade