PUBLICIDADE

Autoridades decretam 10ª pré-emergência em Santiago por má qualidade do ar

30 jun 2015 - 21h50
Compartilhar
Exibir comentários

A má qualidade do ar em Santiago obrigou as autoridades da capital chilena a decretar nesta terça-feira uma nova pré-emergência - a décima - para amanhã, o que impedirá, entre outras coisas, o funcionamento de 1.350 indústrias.

Além disso, a iniciativa impõe um rodízio de veículos que pretende tirar de circulação cerca de 240.000 veículos não só da região metropolitana, mas também dos municípios de Puente Alto e San Bernardo, anexos à capital.

Além disso, o estado de pré-emergência ambiental representa a recomendação de evitar as atividades ao ar livre, especialmente para crianças e os idosos, e a proibição de acender calefatores de lenha e outros derivados da madeira.

Com 6,3 milhões de habitantes e situada em um vale rodeado de montanhas, Santiago é considerada uma das cidades mais poluídas da América Latina, principalmente no outono e no inverno austral, devido à ausência de brisas que dispersem as partículas poluentes.

Para isso contribui também um fenômeno de inversão térmica, que faz com que as temperaturas sejam mais frias perto do solo do que nas partes altas da atmosfera, o que mantém as partículas nocivas no nível da superfície.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade