PUBLICIDADE

Austrália presencia 1º eclipse anular de 2013

9 mai 2013 - 23h43
(atualizado em 10/5/2013 às 05h31)
Compartilhar
Exibir comentários
Mulheres usam óculos de proteção para acompanhar o eclipse em Sydney
Mulheres usam óculos de proteção para acompanhar o eclipse em Sydney
Foto: Reuters

Cientistas e fãs da astronomia de todo o mundo se reuniram nesta sexta-feira na remota cidade de Tennant Creek, no norte da Austrália, para presenciar o primeiro eclipse anular de 2013.

Em Tennant Creek, um dos primeiros lugares do planeta a ver este fenômeno, a lua começou a tapar o sol por volta das 7h (horário local, 18h30 de quinta-feira em Brasília) e duas horas depois o sol se obscureceu quase totalmente por alguns minutos, segundo a rede local ABC.

"Um eclipse anular não é realmente um eclipse total e o que acontece é que um aro de luz, algumas vezes chamado aro de fogo, rodeia as sombras escuras da lua", explicou o assistente do curador de astronomia do Observatório de Sydney, Andrew Jacob, à agência local AAP.

Enquanto isso, o astrônomo aposentado Bob Lucas assinalou que este eclipse anular obscureceria 97% do sol e permitiria aos astrônomos ver as cordilheiras e montanhas da lua.

Por isso, cientistas do Japão, Estados Unidos, França e Austrália se reuniram nos arredores de Tennant Creek, a 2.988 quilômetros a noroeste de Sydney, para ver na plenitude um fenômeno que em outros lugares do país e da Nova Zelândia foi visível de forma parcial.

Na Austrália, o eclipse anular foi presenciado em 1999 e o seguinte acontece apenas em 2035, enquanto em novembro do ano passado pôde-se ver um eclipse solar total.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade