PUBLICIDADE

Aumenta para 13 número de mortos em tempestade de neve nos EUA

21 nov 2014 - 16h50
Compartilhar

O número de m qortos pela onda de frio polar que assola o estado de Nova York aumentou para 13 pessoas, enquanto as autoridades intensificam as medidas para resistir aos efeitos da tempestade de neve.

A região mais afetada pelo frio é Buffalo e seus arredores. A cidade fica na fronteira com o Canadá e ma margem do lago Erie e perto das cataratas do Niágara.

Fontes policiais citadas pelo jornal "The Buffalo News" disseram que a última morte foi de um homem de 50 anos que ficou dentro de seu veículo na cidade de Cheektowaga e cujo corpo foi encontrado na manhã desta sexta-feira.

Na noite de quinta-feira foram registradas as mortes de dois idosos de um asilo que, junto com cerca de cem moradores do local, também em Cheektowaga, tiveram que ser evacuados para que pudessem receber um melhor atendimento.

A região registrou nesta sexta-feira o quarto dia consecutivo de nevascas, que deixaram uma camada de dois metros de neve em muitos lugares, o que complica o trabalho das equipes de resgate. A maioria das vítimas morreram por infartos ou por exposição ao frio.

O governador de Nova York, Andrew Cuomo, que visitou a região nos últimos dias, decretou estado de emergência em dez lugares na noite de terça-feira, horas depois do início da tempestade de neve.

Nesta sexta-feira foi anunciada uma ordem executiva de emergência para garantir que os moradores da região recebam atendimento de saúde adequado.

Entre as medidas adotadas há a suspensão temporária de algumas normas do estado para garantir a entrega dos remédios considerados necessários.

Também foi ordenada a "maior flexibilidade" das casas de saúde para admitir, transferir ou dar alta a pacientes enquanto "a região supera esse momento de extremidade", segundo informou o governo do estado em comunicado. Os telhados de pelo menos 30 imóveis do condado de Erie cederam, mas não houve vítimas.

Em declarações à imprensa local, Cuomo disse que nas próximas horas haverá uma "mobilização em massa" de equipes para retirar a neve acumulada.

"Já passamos pelo pior da nevasca e agora é hora da retirada da neve", disse o governador.

O governo do estado anunciou nesta sexta-feira que algumas vias terão a passagem limitada para facilitar as tarefas, que contarão com a participação de 500 soldados da Guarda Nacional, entre outros.

Como precaução, as autoridades decidiram transferir para outro local o jogo de futebol americano entre Buffalo Bills e New York Jets, que estava programado para domingo, e uma partida de hóquei que seria disputada nesta sexta-feira.

A previsão do tempo indica que neste sábado choverá na mesma região, o que pode provocar inundações quando a água cair sobre a neve que se acumulou desde terça-feira. A temperatura em Buffalo era de 5 graus abaixo de zero às 12h desta sexta-feira.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade