PUBLICIDADE

Ativistas protestam contra cúpula climática na África do Sul

27 nov 2011 - 20h09
(atualizado às 20h50)
Compartilhar

Um movimento de protesto contra a cúpula de mudança climática das Nações Unidas em Durban (COP17), batizado de "Occupy COP 17", incentivou neste domingo que manifestantes ocupem o centro de conferência onde será realizado o evento, que começa nesta segunda na África do Sul.

Os ativistas, que lançaram suas mensagens por meio do blog "occupycop17" e do Twitter, preparam uma assembleia que será realizada amanhã, no cruzamento de duas das principais ruas de Durban, a poucos metros do local escolhido para sediar a cúpula. A intenção é permanecer no local até o fim da COP17, no dia 9 de dezembro.

"Os governos do mundo se reúnem pela décima sétima vez em assembleia para estudar como reagir à mudança climática. Durante todo este tempo, não conseguiram encontrar uma resposta a esta situação insustentável", diz o texto do movimento na internet.

O governo da África do Sul destacou mais de dois mil policiais para garantir a segurança da conferência, que deverá atrair 50 mil ativistas. "Não esperamos distúrbios. Mantivemos contatos com as organizações para coordenar as mobilizações", assegurou à Efe Eugene Msomi, porta-voz da polícia de Durban.

A COP 17 enfrenta um dos momentos mais difíceis na luta contra a mudança climática, Num panorama marcado pela crise econômica, a necessidade de frear o aumento da temperatura do planeta e o fim do Protocolo de Kyoto, único acordo previsto para reduzir as emissões de gases poluentes, que vence em 2012.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade