PUBLICIDADE

Atividade vulcânica diminui em santuário de iguanas rosadas de Galápagos

26 mai 2015 - 16h36
Compartilhar
Exibir comentários

Após a violenta erupção de segunda-feira, o vulcão Wolf nas Ilhas Galápagos, no Equador, diminuiu sua atividade nesta terça-feira e não representa mais uma ameaça para as quinhentas iguanas rosadas que vivem na ilha.

O Parque Nacional de Galápagos (PNG) e o Instituto Geofísico do Equador disse à AFP nesta terça-feira que, apesar da diminuição da atividade, a expulsão de lava pode continuar por vários dias ou semanas.

"Nós não voltamos a ter quaisquer explosões como as de ontem, sugerindo uma diminuição na atividade. No entanto, os fluxos de lava, que é um evento normal nestes casos, continuam", explicou Alexandra Alvarado, do Instituto Geofísico.

Com 1.707 metros de altura, o vulcão Wolf entrou em erupção após 33 anos de inatividade, com uma violenta explosão que jogou grande quantidade de lava e fumaça vulcânica acima de cerca de 15 quilômetros da cratera.

A área de influência do maciço não é povoada por humanos, ainda que abrigue a única colônia de iguanas terrestres rosadas do mundo e outras espécies originárias como as iguanas amarelas e as tartarugas gigantes Chelonoidis becky.

O vulcão Wolf está localizado no norte da ilha Isabela, a maior do arquipélago, considerada uma das zonas vulcânicas mais ativas do mundo.

As autoridades de Galápagos - Patrimônio Natural da Humanidade - ressaltaram que o material incandescente expelido pelo vulcão não está chegando ao mar, o que também indica uma diminuição da atividade.

"Com certeza serão feitos novos sobrevoos, mas podemos garantir que as iguanas rosadas e as tartarugas estão a salvo, já que as lavas estão descendo pelo lado oposto de onde os animais estão", ressaltou uma fonte do PNG que não quis ser identificada.

A forte erupção vulcânica fez disparar o alerta em Galápagos ante o eventual risco para a fauna, mas o primeiro sobrevoo feito sobre a região já havia descartado a possibilidade.

O evento natural também não interrompeu a atividade turística nas ilhas Galápagos nem representou um risco para os moradores, localizados a cerca de 115 quilômetros da cratera.

Além do Wolf, na ilha Isabela estão os vulcões Darwin, Alcedo, Cerro Azul e Sierra Negra.

Isabela é santuário das únicas iguanas terrestres rosadas detectadas no planeta. Os primeiros indivíduos desta espécie foram encontrados em 1986, e após investigarem por vários anos seu componente genético, foi determinado que tratava-se de um réptil de características desconhecidas.

A iguana pertence ao gênero Conolophus, e seu traço mais chamativo é a cor rosada, que se atribui a uma perda de pigmentação. Só até 2009 a existência da iguana foi conhecida.

As ilhas Galápagos receberam seu nome das gigantes tartarugas que a habitam, e foram o laboratório natural no qual se inspirou o cientista inglês Charles Darwin para elaborar sua teoria sobre a evolução das espécies no século XIX.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade