PUBLICIDADE

Atividade humana influiu no fortalecimento de fenômenos climáticos extremos

5 nov 2015 - 23h20
Compartilhar
Exibir comentários

Atividades humanas como a emissão de gases do efeito estufa e o uso da terra tiveram influência no fortalecimento de fenômenos meteorológicos extremos e fatos climáticos em 2014, segundo um relatório divulgado nesta quinta-feira pela Administração de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês).

No relatório sobre os fenômenos climáticos extremos do ano passado, a NOAA citou como uma das causas do "aumento de intensidade" a mudança climática antropogênica, ou seja, provocada pela atividade humana.

As atividades humanas seriam, segundo o novo relatório, um fator de "influência" no fortalecimento dos furacões no Pacífico, da intensidade das chuvas registradas na Europa, da seca do leste da África e das "sufocantes ondas de calor na Austrália, Ásia e América do Sul".

"Em cada um dos últimos quatro anos, esse relatório demonstrou que fenômenos como o das temperaturas extremas estão ligados aos gases do efeito estufa gerados pelas atividades humanas", assinalou Thomas R. Karl, diretor do Centro Nacional de Informação Ambiental da NOAA.

O relatório deste ano foi elaborado por 32 grupos de cientistas de todo o mundo que pesquisaram 28 fenômenos extremos ocorridos em 2014 em todo o planeta.

O documento acrescenta neste ano uma análise de novos tipos de fatos climáticos, como os "incêndios florestais e a extensão da camada de gelo da Antártida".

Os cientistas determinaram no estudo que, em geral, "a probabilidade de incêndios florestais na Califórnia (EUA) aumentou devido à mudança climática induzida pela atividade humana", embora não pôde estabelecer nenhum vínculo específico com os incêndios ocorridos em 2014 na região.

O relatório também indica a probabilidade de os ciclones que castigaram o Havaí foram provocados substancialmente pela mudança climática provocada pelo homem.

Dessa forma, na Europa, a ação humana "aumentou a probabilidade de um recorde anual de calor médio, assim como no nordeste do Pacífico e no noroeste do Atlântico".

Os estudos, explicou a NOAA, "mostraram que a seca no leste da África se intensificou devido à mudança climática" e que o "extremo calor" registrado na Coreia e China foi influenciada pela mudança climática antropogênica.

"A compreensão de nossa influência em alguns fenômenos meteorológicos extremos é a ciência de vanguarda que nos ajudará na adaptação da mudança climática", destacou Stéphanie C. Herring, editora principal do relatório no Centro Nacional de Informação Ambiental da NOAA.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade