PUBLICIDADE

Astronautas que fizeram fama

22 jun 2013 - 14h55
(atualizado às 16h21)
Compartilhar

Muitos astronautas já foram enviados ao espaço, mas alguns deles entraram para a história por feitos inéditos.

A primeira viagem do homem para fora do planeta Terra foi feita no início da década de 1960. Tecnicamente, considera-se astronauta qualquer pessoa que tenha feito um voo sub-orbital ou orbital de no mínimo 100 quilômetros de altitude – considerado o limite externo da atmosfera.

Até 2010, 517 pessoas de 38 países haviam preenchido este requisito – a maioria (334), dos Estados Unidos. Conheça um pouco mais da história destes viajantes do espaço e seus feitos dentro e fora da órbita terrestre.

1.  Yuri Gagarin, o primeiro cosmonauta

No dia 12 de abril de 1961 foi realizado o primeiro voo espacial tripulado por um humano. O soviético Yuri Gagarin, na época com 27 anos, passou 89 minutos no espaço, a bordo da cápsula Vostok 1. A baixa estatura de Gagarin beneficiou-o na escolha para a missão, pois a cápsula era apertada. Ele foi o primeiro ser humano a ver a Terra de um ponto de vista exterior e disse a célebre frase: "A Terra é azul". A viagem do astronauta foi um marco na história, já que não se acreditava que um homem pudesse sobreviver fora da Terra. Apesar de ser considerado herói pelos russos, em 1967 Gagarin foi desligado do programa espacial. Ele passou a trabalhar num centro de testes de aeronaves. O cosmonauta morreu um ano depois, em 1968, num desastre aéreo cheio de mistérios. Os documentos sobre o acidente foram liberados apenas no aniversário de 50 anos do voo histórico. 

2.  Valentina Tereshkova, primeira mulher no espaço

Em 1963, a primeira mulher viajava ao espaço. A russa Valentina Tereshkova, hoje com 76 anos, aproveitou a comemoração dos 50 anos da missão para expressar um desejo: ela gostaria de ir a Marte. Tereshkova voou a bordo da cápsula Vostok 6 e passou 3 dias em órbita. A ideia de mandar uma mulher ao espa­ço era uma maneira de a Rússia mostrar aos Estados Unidos que estava na frente na corrida espacial; e de mostrar ao país que homens e mulheres recebiam tratamento igualitário. Tereshkova trabalhava em uma fábrica têxtil e também era paraquedista. A russa começou a trabalhar aos 10 anos de idade, ajudando a mãe, que era viúva. Considerada um exemplo para o partido comunista, ela executou uma série de experimentos em microgravidade no espaço. 

3.   Neil Armstrong, primeiro a pisar na Lua

Conhecido pela famosa frase "um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade", Neil Armstrong foi o primeiro astronauta a pisar na Lua, em 1969. Em depoimento, o astronauta comentou:  "De repente, eu me dei conta de que aquela pequena ervilha, linda e azul, era a Terra. Eu levantei meu dedão e fechei um olho, e o meu dedão cobriu a Terra completamente. Eu não me senti como um gigante. Eu me senti muito, muito pequeno". O americano já tinha participado de outras missões espaciais antes, mas foi apenas com a Apollo 11 que ele conseguiu chegar à Lua. Após a missão, Armstrong decidiu viver em reclusão. Ele morreu em 2012.

4.  Marcos Pontes, primeiro astronauta brasileiro 

Em 1998, o então tenente-coronel da Força Aérea Brasileira foi escolhido para a Missão Centenário, que nasceu de um acordo entre as agências espaciais brasileira (AEB) e russa (Roscosmos) e foi batizada em homenagem ao centenário do primeiro voo tripulado de uma aeronave, o 14 Bis de Alberto Santos-Dumont, em 1906. Depois da escolha, Marcos Pontes se mudou para Houston, nos Estados Unidos, e começou um treinamento de sete anos. Em março de 2006, o brasileiro viajou a bordo da aeronave russa Soyuz TMA-8 para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Pontes passou dez dias na ISS, com o objetivo de realizar oito experimentos científicos em ambiente de microgravidade. Atualmente o astronauta vive entre São Paulo e Huston, à disposição da Agência Espacial Brasileira, e pode ser escalado para uma nova missão a qualquer momento. 

5.   Chris Hadfield, astronauta e popstar 

O ex-comandante da ISS ficou famoso por postar na internet fotos, comentários e vídeos sobre o espaço e o dia a dia na Estação Espacial Internacional. Hadfield foi o primeiro astronauta a gravar um videoclipe fora da Terra. Ele escolheu a música Space Oddity, de David Bowie para se despedir da ISS e cativou ainda mais os seguidores. Hoje mais de 1 milhão de pessoas seguem o astronauta canadense no Twitter. Em 2013, Hadfield anunciou a aposentadoria e comentou que já tinha atingido o ápice da carreira – era hora de fazer outras coisas. Ele dá adeus ao programa espacial no dia 3 de julho. Em sua última missão, Hadfield passou cinco meses no espaço e retornou à Terra num pouso difícil junto com o americano Tom Marshburn e o russo Roman Romanenko.

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade