PUBLICIDADE

Astronautas instalam espectrômetro do Endeavour na ISS

19 mai 2011 - 09h35
(atualizado às 13h23)
Compartilhar

Os astronautas do ônibus espacial Endeavour instalaram um detector de partículas na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) nesta quinta-feira, quarto dia de um total de 16 de sua missão. Os astronautas instalaram no laboratório orbital o "Alpha Magnetic Spectrometer-2" (AMS-2), um detector de partículas de US$ 2 bilhões e 7 t.

 O ônibus espacial Endeavour faz missão de 16 dias na Estação Espacial Internacional
O ônibus espacial Endeavour faz missão de 16 dias na Estação Espacial Internacional
Foto: AFP

O projeto ficará na ISS para investigar o Espaço durante a próxima década em busca de pistas sobre a matéria escura e a antimatéria. O AMS "foi instalado com sucesso no lado direito da parte externa da Estação Espacial Internacional", informou a agência espacial americana (Nasa). "Os especialistas Andrew Feustel e Roberto Vittori usaram o braço robótico da nave para retirá-lo" e passá-lo para o braço da ISS, acrescentou.

"O piloto Greg Johnson e o especialista Greg Chamitoff usaram então o braço robótico para instalar o AMS na estação", explicou. Enquanto isso, os funcionários da Nasa em terra controlam o revestimento térmico do Endeavour, já que várias placas isolantes podem ter ficado danificadas durante o lançamento na última segunda-feira.

Vários gráficos que representam as placas danificadas na parte inferior da nave foram divulgados em uma entrevista coletiva à imprensa nesta quarta-feira, ao final do terceiro dia da missão do ônibus espacial. A tripulação está equipada com kits para reparar as placas que podem ter ficado danificadas.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade