As utilidades do pó de café

2 set 2015 - 10h41
Exibir comentários

Cientistas provam que pó de café pode ser usado não só para tirar odores, mas também como adubo e combustível.

Nesta edição do Futurando você vai desvendar os mistérios da borra de café. Da produção de energia até a diminuição de odores na geladeira, os resíduos do líquido negro têm ocupado cientistas de várias partes do mundo.

Você conhece ainda nesta edição o cientista iraniano Javad Mola. Ele pesquisa na tradicional Universidade de Freiberg, um dos polos no estudo de metais. O iraniano conta um pouco sobre os novos estudos com o aço que prometem revolucionar a indústria.

Neste programa vamos falar também sobre a evasão de pesquisadores. Com a crise na Grécia, muitos cientistas estão migrando para outros países. A equipe do Futurando conversou com alguns deles.

Depois de pesquisar um tempo fora do país natal, muitos cientistas decidem voltar para casa. É o caso do haitiano Jean Wiener. Ele estudou Biologia Marinha nos Estados Unidos e depois da universidade voltou ao país de origem. O cientista quer ajudar a população do Haiti a cuidar do meio ambiente e consequentemente, aumentar a população de peixes na região.

Não perca o Futurando!

O programa

O Futurando traz novidades sobre ciência, meio ambiente e tecnologia e é produzido todas as semanas pela redação brasileira da Deutsche Welle, em Bonn, na Alemanha.

O programa é exibido no Brasil pelo Futura, aos domingos, às 6h30, com reprise às segundas às 21h30 e sextas; pela Rede Minas, aos sábados, às 13h, com reprise às terças-feiras, às 18h30; pela TV Brasil, todos os domingos, às 16h30; e pela TV Câmara Tupã, todos os sábados, às 18h, com reprise às terças-feiras, às 19h40.

O Futurando é transmitido também em Moçambique pela Rede Tim, aos sábados, às 14h30.

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.