PUBLICIDADE

Artista faz esculturas de vidro de vírus e bactérias

11 set 2009 - 09h16
(atualizado às 12h49)
Compartilhar

O artista britânico Luke Jerram transforma alguns dos vírus e bactérias mais mortais do mundo em esculturas de vidro. Entre os modelos para suas esculturas estão os micro-organismos causadores de doenças como varíola, aids, E.coli, H1N1 e Sars.

As esculturas de Jerram estão expostas na Galeria Smithfield até 3 de outubro
As esculturas de Jerram estão expostas na Galeria Smithfield até 3 de outubro
Foto: BBC Brasil

Para fazer o trabalho, Jerram consultou o virologista Andrew Davidson, da Universidade de Bristol, na Grã-Bretanha, e combinou fotografias científicas, diagramas e modelos para criar uma representação em vidro dos organismos.

O artista também teve que criar novas técnicas para manipular sua matéria prima. "Alguns dos meus designs simplesmente não podem ser criados em vidro", disse.

"Alguns deles são frágeis demais e a gravidade faria com que desabassem com o próprio peso. Então é preciso alcançar um equilíbrio muito cuidadoso, entre as limitações do conhecimento científico corrente e as técnicas de trabalho com vidro."

As obras de Jerram são mostradas na exposição Viral Sculptures, na Galeria Smithfield, em Londres, de 22 de setembro a 3 de outubro. Mas nem sempre ele expõe em galerias ou trabalha com vidro. Luke Jerram realizou há cerca de dois meses um projeto nas ruas de Londres, disponibilizando pianos em espaços públicos e convidando o público para tocar os instrumentos.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade