PUBLICIDADE

Arqueólogos mapeiam escola de gladiadores na Áustria

A fortaleza é a primeira escola de gladiadores descoberta fora da cidade de Roma e revelam como viviam os combatentes

26 fev 2014 - 14h27
(atualizado às 15h12)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Ilustração da escola de Gladiadores descoberta em Carnunto, na Áustria</p>
Ilustração da escola de Gladiadores descoberta em Carnunto, na Áustria
Foto: Reprodução

Arqueólogos mapearam em Carnunto, na Áustria, uma escola de gladiadores que foi moradia de diversos combatentes e palco de diversas lutas. A fortaleza é a primeira escola a ser descoberta fora da cidade de Roma. Hoje escondida debaixo de um pasto, o local pôde ser totalmente mapeado com tecnologias de sensoriamento de terra não-invasivos.

A descoberta, revelada na última terça-feira pela revista Antiquity, deixa claro o tipo de vida que os gladiadores tiveram durante o século II d.C, no Império Romano.

“Era uma prisão; eles viviam em celas, em uma fortaleza que tinha apenas um portão de saída que dava para uma estrada que desembocava no anfiteatro público", contou Wolfgang Neubauer, arqueólogo da Universidade de Viena. 

A descoberta mostra também que as lutas entre os gladiadores eram um grande negócio também fora de Roma. Pelo menos 80 homens viveram no local de dois andares e que era equipado com uma arena de prática no seu pátio central. A fortaleza também tinha pisos aquecidos para os treinamentos durante o inverno, banheiros, enfermarias e um cemitério. 

Neubauer conta que os gladiadores eram verdadeiros escravos, mantidos longe da cidade de Carnuntum, fundada no Rio Danúbio pelo Imperador Adriano em 124 d.C “Eles não eram mortos com muito frequência, eles eram muito valiosos”, disse Neubauer. “Havia muito derramamento de sangue, pessoas não treinadas eram mortas no anfiteatro, mas o combate entre os gladiadores era o ponto alto do evento", conta o arqueólogo.

Celas de 3 metros quadrados serviam de habitação para até duas pessoas e ficavam separadas dos quartos maiores, quer serviam de dormitórios para os treinadores, combatentes aposentados que se especializaram em ensinar os combatentes e lutar e a usar armas. “As semelhanças mostram que os gladiadores das províncias viviam e treinavam da mesma forma que os combatentes da metrópole", destaca ele.

Mapa da escola de gladiadores em Viena mostra que o local era semelhante a uma prisão
Mapa da escola de gladiadores em Viena mostra que o local era semelhante a uma prisão
Foto: Reprodução

Análises de ossos de um cemitério de gladiadores em Éfeso, na Turquia, sugere que os gladiadores tinham uma dieta predominantemente vegetariana. A equipe da Universidade da Áustria espera fazer análises semelhantes em ossos de gladiadores entrerrados no cemitério de Carnuntum.

Embora mais de 100 escolas de gladiadores tenham sido construídas por todo o Império Romano, os únicos remanescentes são os de Roma, Carnuntum e Pompéia.

Com informações da National Geographic.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade