"Aranha voadora" é descoberta na Floresta Amazônica

Pesquisadores observaram que espécie conseguia pousar em troncos após ser jogada do topo das árvores

20 ago 2015 - 15h33
Aranha da espécie Selenops é capaz de aterrissar em galhos de árvores
Foto: Marshal Hedin / Wikimedia Commons / Reprodução

Se aranhas já eram assustadoras apenas escalando paredes e se pendurando em teias, as coisas acabam de piorar para os aracnofóbicos. Segundo informações do IFL Science, pesquisadores descobriram na Floresta Amazônica uma espécie que também consegue “voar”.

Siga Terra Notícias no Twitter

De acordo com a descoberta, publicada nesta semana pelo Journal of the Royal Society Interface, as aranhas da espécie Selenops, também apelidadas de “flatties” por causa de seus corpos planos, usam suas pernas estendidas para “manobrar” sua descida em troncos de árvores sem usar nenhum tipo de apoio, como sua seda, por exemplo.

Ainda não havia nenhum registro que as aranhas tinham tal habilidade. Os pesquisadores acreditam que os aracnídeos usem a técnica porque os troncos são ambientes mais seguros que os solos.

Por anos os cientistas procuraram insetos que fossem capazes de planar. Para testar a espécie Selenops, eles revestiam as aranhas de pó fluorescente e as jogavam do alto das árvores, monitorando sua descida. Das 59 “participantes”, 93% conseguiram manobrar sua “aterrissagem” até um tronco.

Os aracnídeos parecem usar técnicas não muito diferentes dos paraquedistas em seus voos, colocando as cabeças à frente e usando seus membros para direcionar o pouso.

Então melhor olhar por todas as direções caso decida se aventurar na Floresta Amazônica.