PUBLICIDADE

Aquecimento global seria de 2,7 a 3,5 graus com compromissos atuais

28 nov 2015 - 14h38
Compartilhar
Exibir comentários

O aquecimento global seria de entre 2,7 e 3,5 graus com os compromissos de redução de emissões que apresentaram por enquanto 183 países, ou seja, estaria acima do objetivo de não mais de dois graus, afirmou neste sábado Christiana Figueres, secretária-geral da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC).

Figueres destacou, em todo caso, que a apresentação dos planos nacionais de diminuição das emissões de gases do efeito estufa constitui um "progresso fundamental" que vai evitar o cenário de um aumento de entre 4 e 6 graus no horizonte de 2100 em caso de inação.

Em uma coletiva de imprensa após receber do ministro das Relações Exteriores francês, Laurent Fabius, as chaves do complexo de Le Bourget, ao norte de Paris, onde será realizada a Cúpula do Clima, Figueres reforçou que esses compromissos não são suficientes, daí a importância das negociações.

A secretária-geral da UNFCCC assinalou que durante a cúpula, cujas reuniões técnicas começam amanhã, se tentará traçar o caminho rumo à diminuição contínua das emissões e isso passa por admitir que, para cumprir o objetivo de limitar o aquecimento global a 2 graus no final de século, os compromissos assumidos não são suficientes.

Em relação à questão do caráter vinculativo ou não do compromisso que se espera conseguir, Figueres falou do "crescente apoio" para que assim seja e lembrou que o Protocolo de Kioto era juridicamente vinculativo só para um pequeno número de países desenvolvidos que o ratificaram, enquanto o texto de Paris compreenderá diversos graus de obrigações jurídicas e maior alcance.

Por sua vez, Fabius precisou que os compromissos dos países que apresentaram planos de redução de gases poluentes representam em conjunto 95% do total das emissões, enquanto o Protocolo de Kioto unicamente cobria apenas 15%.

"Esse é o primeiro êxito de Paris", ressaltou.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade