PUBLICIDADE

Apicultor inventa método simples para combater ácaro que extermina abelhas

17 abr 2015 - 12h47
(atualizado às 12h47)
Compartilhar
Exibir comentários

Um professor tcheco de apicultura descobriu uma maneira simples de combater com altas temperaturas o ácaro Varroa, que infesta e mata larvas e abelhas adultas, informou nesta sexta-feira o jornal "Právo".

Na República Tcheca, o Verroa já aniquilou 35% das abelhas e há três décadas é o principal inimigo dos apicultores, afirma a publicação.

O parasita vive tanto na larva como na abelha adulta e absorve a hemolinfa do inseto, o fluido circulatório dos artrópodes, e assim diminui sua massa corporal.

O descobridor desse sistema, Roman Linhart, percebeu que uma colmeia embaixo de um telhado em sua cidade ficou quase 20 anos sem sofrer ataques do ácaro. Com isso, calculou que o motivo poderia ser a alta temperatura do telhado e, depois, comprovou que o ácaro não suportava esse nível de calor.

Linhart inventou e patenteou uma colmeia termosolar que aquece com o efeito do sol a uma temperatura máxima de 47 graus e extermina os parasitas.

"O ácaro não aguenta uma temperatura superior a 40 graus por mais de duas horas, enquanto as abelhas sobrevivem e o plástico termosolar também", disse ao jornal tcheco.

Esse tipo de colmeia artificial foi examinado na Universidade de Olomouc e considerado o único produto do tipo no mundo. Isso pode significar uma solução global para o problema que afeta os apicultores, pois os que já a utilizaram garantiram 100% de eficácia na solução do problema.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade