PUBLICIDADE

Zoo no RS tenta apagar imagem de 'burra' da anta-brasileira

25 jul 2014 - 17h52
(atualizado às 17h54)
Compartilhar
Exibir comentários
Tratador usa fantasia durante atividades para chamar atenção para a espécie
Tratador usa fantasia durante atividades para chamar atenção para a espécie
Foto: Gramadozoo/Halder Ramos / Divulgação

O GramadoZoo, na serra gaúcha, começou em julho, época de férias escolares, uma ação educativa para tirar da anta a visão de animal sem inteligência. Entre as atividades, um tratador usa uma fantasia do bicho para chamar atenção de visitantes.

“Procuramos explicar sobre a espécie para tirar aquela ideia errada de que a anta não é inteligente. Pelo contrário, ela tem excelente memória. Quem mais aproveita, são as crianças, que interagem bastante. Porém, os adultos também aprendem”, afirma o tratador Luiz Naressi.

O tratador afirma que, apesar do jargão popular, muitos visitantes nem conhecem o animal. “Tem visitante que chega no zoo chamando o outro de anta, mas não conhece a espécie. Muitos confundem com o tamanduá”, diz Naressi.

Nos finais de semana, a equipe do zoo desenvolve atividades, como jogos, para crianças. “Temos, ainda, teatro de fantoches e pintura facial. O objetivo é fazer com que as crianças aprendam mais sobre as espécies brasileiras e tomem consciência da importância da preservação da fauna”, afirma a bióloga Tatiane Nunes.

A anta-brasileira (Tapirus terrestris) é o maior mamífero terrestre da América do Sul, com até 1,1 metro de altura e até 250 quilos. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade