PUBLICIDADE

Zoo escocês tem 1º filme rodado exclusivamente por chimpanzés

27 jan 2010 - 16h47
(atualizado às 16h58)
Compartilhar

Uma emissora de televisão britânica entregou câmeras especiais a chimpanzés para produzir o primeiro filme rodado exclusivamente pelos primatas. Durante 18 meses, 11 exemplares do Jardim Zoológico de Edimburgo, na Escócia, filmaram uns aos outros com câmeras instaladas dentro de caixas especiais de proteção. As informações são do jornal britânico Daily Mail.

Chimpanzés receberam câmeras especiais para filmagem que integra documentário sobre ciência comportamental
Chimpanzés receberam câmeras especiais para filmagem que integra documentário sobre ciência comportamental
Foto: Reuters

A filmagem é parte de um documentário da BCC sobre o trabalho da cientista comportamental Betsy Herrelko, da Universidade de Stirling. Além das câmeras, um monitor foi colocado próximo aos chimpanzés para que eles pudessem enxergar o que estava sendo captado pelos equipamentos.

O produtor John Capener disse que a câmera foi protegida para evitar a força e a agressividade que a espécie tem em alguns momentos. "Eles trabalharam muito bem conosco e deram o seu melhor. Tenho certeza que entenderam a filmagem", disse ao jornal britânico.

Betsy Herrelko explicou que os animais estavam cientes da ligação entre ver e filmar. "Os chimpanzés nunca se cansaram de filmar a menos que o monitor estivesse apagado", afirmou ao Daily Mail.

O projeto "Chimpcam" deve ser exibido ainda esta semana na BBC.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade