PUBLICIDADE

Veterinários salvam vida de filhotes de espécie ameaçada nos EUA

23 mai 2012 - 15h18
(atualizado às 15h19)
Compartilhar

Dois filhotes de guepardo (Acinonyx jubatus) de três semanas ganharam nesta quarta-feira uma nova casa no Zoológico Smithsonian Nacional, em Washington, Estados Unidos. Os pequenos tiveram a vida salva por veterinários, já que o parto deles não foi nada simples.

Filhote de guepardo (Acinonyx jubatus) passa por exames no Zoológico Smithsonian Nacional, em Washington, Estados Unidos
Filhote de guepardo (Acinonyx jubatus) passa por exames no Zoológico Smithsonian Nacional, em Washington, Estados Unidos
Foto: AP

A mãe deu à luz um filhote no Instituto Smithsonian de Conservação Biológica, Em Front Royal, Estado da Virgínia, mas o abandonou - atitude considerada frequente na natureza. O pequeno foi resgatado com hipotermia. Os veterinários acompanharam ela e descobriram que ela ainda tinha três filhotes no ventre.

A veterinária Copper Aitken-Palmer decidiu então realizar uma cesariana, procedimento ao qual geralmente os filhotes da espécie não sobrevivem. Após o parto, os especialistas do instituto passaram três horas tentando salvar os pequenos, com procedimentos de reanimação, medicamentos e calor, mas apenas uma fêmea sobreviveu.

"Levando em conta o quão raro é esse procedimento, nós pensamos que seria difícil alguns dos filhotes sobreviver", diz Adrienne Crosier, bióloga do instituto. Os dois sobreviventes foram levados para Washington.

"Agora há dois novos e geneticamente valiosos filhotes em uma população que precisa desesperadamente deles", diz a veterinária Copper Aitken-Palmer, que realizou o procedimento. O guepardo é considerado ameaçado de extinção pela União Internacional pela Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês)

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade