PUBLICIDADE

vc repórter: tartaruga é resgatada, mas morre em praia de SC

16 nov 2010 - 12h51
(atualizado às 12h57)
Compartilhar

Uma tartaruga verde da espécie Chelonia mydas foi encontrada na areia da praia de Bombas, em Bombinhas (SC), no final da manhã desta segunda-feira (15). "Ela atraiu a atenção dos turistas que passavam o feriado na cidade", conta o morador Fabrício Jachowicz. O animal chegou a ser resgatado pelo salva vidas que trabalhava no local, mas não resistiu e acabou morrendo.

Tartaruga verde foi encontrada na areia da praia de Bombas, em Bombinhas (SC), na manhã de segunda
Tartaruga verde foi encontrada na areia da praia de Bombas, em Bombinhas (SC), na manhã de segunda
Foto: Fabrício Jachowicz / vc repórter

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a suspeita é de que a tartaruga tenha morrido sufocada após engolir algum objeto plástico. A poluição das águas por elementos orgânicos e inorgânicos é prejudicial ao ciclo de vida das tartarugas.

Segundo Camila Trentin Cegoni, gestora do Centro de Visitante do Projeto Tamar de Florianópolis, cerca de 20 tartarugas - que chegaram até a base da capital catarinense desde o início deste ano - apresentaram interação direta com o lixo. "Muitos animais chegam já mortos e em estado de decomposição, sendo difícil identificar a causa mortis", afirma.

A base do Projeto Tamar em Florianópolis foi instalada em 2005 com o objetivo de minimizar os efeitos predatórios da pesca de tartarugas na região. No entanto, o local também realiza um trabalho de conscientização e educação ambiental de visitantes, comunidades e pescadores. "A base de Florianópolis possui o centro de visitantes, local onde se trabalha a educação ambiental e sensibilização. Atendemos cerca de quatro escolas por dia, desde pré-escola até o ensino superior", explica Camila.

O internauta Fabrício Jachowicz, de Bombinhas (SC), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade