PUBLICIDADE

vc repórter: chega a 50 o número de pinguins mortos em praia de SC

25 jul 2013 - 12h48
(atualizado às 16h06)
Compartilhar
Exibir comentários

Mais de 50 de pinguins foram encontrados mortos, desde a semana passada, na orla de praias de Bombinhas, em Santa Catarina. De acordo com informações da Fundação de Amparo ao Meio Ambiente de Bombinhas (Famab), a maioria dos pinguins foi encontrada nas praias de Canto Grande. 

Nesta época do ano, os animais vêm da região da Patagônia, na Argentina, e da Antártica, trazidos pela corrente marítima, e muitas vezes chegam cansados, perdidos e debilitados às praias de Santa Catarina. “Os pinguins chegam aqui muito exaustos e desnutridos, e a maioria deles – por incrível que pareça – morre de frio”, afirma o fiscal ambiental Antônio Nunes da Silva.

Como Bombinhas não possui um centro de recuperação, a equipe da Famab realiza o monitoramento da região, e encaminha os animais encontrados vivos para outras cidades. “Esta semana foram resgatados cinco pinguins vivos e mais de 50 mortos. Os vivos são levados para a Polícia Ambiental da região de Rio Vermelho, e serão soltos em Rio Grande, no Rio Grande do Sul”, afirma o fiscal.

Antônio Nunes orienta ainda para os cuidados que se deve tomar ao encontrar o animal. “As pessoas acham que ao encontrar um pinguim, têm que colocar o animal no gelo. Muito pelo contrário; geralmente, eles precisam ser aquecidos”.

A partir do mês que vem, os moradores de Santa Catarina poderão presenciar também a chegada de baleias. “Em agosto será a vez das baleias franca chegarem ao litoral catarinense. Em 2012 recebemos mais de 200 baleias; elas vêm para cá em busca de águas mais quentes para procriar”, conta Antônio.

O internauta Fabrício Jachowicz, de Bombinhas (SC), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade