PUBLICIDADE

vc repórter: baleia jubarte é encontrada morta em praia de SP

15 out 2010 - 15h30
(atualizado às 15h43)
Compartilhar

Uma baleia da espécie jubarte apareceu morta na praia de Camburi, em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, na noite da última terça-feira. Segundo a oceanógrafa Shirley Pacheco, do Instituto Terra e Mar, que foi ao local na manhã da quarta-feira, o animal estava em avançado estado de decomposição.

Devido ao estado de conservação do corpo da baleia, um macho jovem, que tinha 7 m de comprimento e peso estimado de 4 t, não foi possível coletar material para se identificar as causas da morte. De acordo com a oceanógrafa, o animal foi enterrado pela prefeitura na quarta-feira, em uma vala de aproximadamente 3 m de profundidade, em Camburi.

Ainda de acordo com Pacheco, a baleia morreu em alto mar e seu corpo foi trazido para a beira da praia, quando ficou encalhado na linha da maré.

A oceanógrafa explicou que nesta época do ano as baleias desta espécie estão retornando do Nordeste brasileiro em direção à Antártica, e é comum que alguns animais morram durante este processo. Ainda de acordo com ela, as jubartes que ficariam flutuando são trazidas para a praia devido à ressaca, vento e mau tempo.

No último dia 6, um golfinho da espécie conhecida como baleia-piloto encalhou ainda vivo na praia da Boracéia, também em São Sebastião. O animal acabou não resistindo e morrendo no local. Equipes da Fundação Mar realizaram necropsia, quando foi recolhido o material para se analisar a causa da morte.

O internauta Felipe Ghattas, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade