PUBLICIDADE

Tucano com bico quebrado é operado em Brasília

30 mai 2016 - 15h19
Compartilhar
Exibir comentários

O tucano Pirata ganhou uma prótese de bico (ou rostro) em uma cirurgia no dia 23 de maio. Foi a primeira vez que uma operação desse tipo foi realizada na Fundação Jardim Zoológico de Brasília, numa parceria com uma clínica particular de cuidados a animais silvestres que faz um trabalho voluntário para ajudar os bichos. As informações são da Agência Brasília.

Segundo o médico veterinário e dentista Roberto Fecchio, o bico do tucano é poroso e quebra com facilidade. Muitas aves se acidentam em disputas de território, por maus-tratos ou até mesmo por bater em vidros de edifícios.

Após a cirurgia, que durou cerca de uma hora, a ave já podia se alimentar normalmente. De acordo com o médico, além de ser fundamental para o tucano comer, o rostro ajuda no controle de temperatura e na atração sexual.

O médico, que já operou nove aves, diz que a prótese dá ao ao animal mais qualidade de vida. "É funcional, não é estético”, explicou.

Um dos donos da clínica, Rodrigo Rabello, contou que uma equipe parceira faz as imagens digitais do bico. Elas são enviadas ao designer Cícero Moraes, em Mato Grosso, que as transforma em 3D. Em grupos de rede social, os médicos conversam entre si e avaliam o resultado.

Aprovado, o material é enviado para Santos (SP), onde o dentista forense Paulo Miamoto converte o arquivo para a impressão em 3D. A prótese é confeccionada com material à base de milho. “É biocompatível e biodegradável”, atesta Rabello.

Como o bico também é um atrativo sexual para os tucanos, a prótese, originalmente branca, é pintada em tons alaranjados e pretos.

Pirata foi resgatado em 24 de dezembro pela Polícia Ambiental, já com o rostro danificado. O tucano está em observação e deverá ficar no zoológico após recuperado.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade