PUBLICIDADE

Tráfico de animais rende US$ 19 bilhões por ano, diz WWF

13 dez 2012 - 07h47
(atualizado às 08h56)
Compartilhar
Exibir comentários

Um novo relatório do Fundo Mundial para a Natureza (WWF, na sigla em inglês) diz que o os lucros do tráfico de animais chega a US$ 19 bilhões por ano e que a atividade está ameaçando a estabilidade de alguns governos.

Além de ameaçar população de espécies como elefantes e tigres, atividade ilegal financia conflitos
Além de ameaçar população de espécies como elefantes e tigres, atividade ilegal financia conflitos
Foto: James Morgan/WWF-Canon / BBC News Brasil
O relatório do WWF destaca uma "nova onda" de crime organizado ligado ao tráfico de animais entre fronteiras de países vizinhos. Segundo a entidade, milícias rebeldes na África se aproveitam da demanda por elefantes, tigres e rinocerontes para obter fundos que acabam financiado conflitos civis.
 
John Scanlon, secretário-geral do Cites, organização que regulamenta o comércio de espécies ameaçadas, diz que esses grupos invadem as fronteiras de outros países para matar elefantes e vender o marfim para comprar armas.
 
O relatório do WWF também sugere que o tráfico de animais e plantas é a quarta maior atividade comercial ilegal do mundo, perdendo apenas para o tráfico de drogas, falsificação de produtos e moedas e tráfico de pessoas.
 
BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade