0

Touro "bravo" clonado pode não ir às touradas na Espanha

19 mai 2010
12h51

Cientistas espanhóis afirmam terem clonado um touro de luta pela primeira vez no país. Vicente Torrent, especialista em genética veterinária, afirma que o filhote chamado de Got é a cópia exata de um touro "bravo", do tipo que enfrenta as touradas do país.

Cientistas apresentam o 1º clone de touro do tipo "bravo" criado no país
Cientistas apresentam o 1º clone de touro do tipo "bravo" criado no país
Foto: AP

O animal nasceu na terça-feira e foi apresentado nesta quarta-feira com cerca de 24 kg. O cientista afirma que a equipe espera que Got exiba a mesma ferocidade que seu original genético, Vasito, um touro considerado valioso e que, após passar a maior parte da vida fertilizando vacas, morreu "de velhice" neste ano.

Torrent diz que o trabalho demorou três anos até ser concluído e ele e sua equipe ser esforçaram para conseguir preservar o que chamam de genes "valiosos" do touro.

Segundo o El País, o primeiro touro bravo clonado foi Alcalde, em 2008, mas o processo foi realizado nos Estados Unidos e o animal nunca chegou à Espanha.

Os criadores afirmam que Got não deverá ser levado a touradas, e sim ser utilizado para fertilizar vacas. Eles acreditam que não faria sentido gastar tanto dinheiro para clonar um animal e correr o risco dele ser morto por um toureiro

Além disso, a cabanha que pagou a empreitada, e dona de Vasito, afirma que a questão genética é só uma parte para determinar se um animal será bravo, ou seja, apto às touradas. O ambiente seria responsável por entre 50% e 70% do processo.

Com informações da AP e do El País.

Fonte: Redação Terra
publicidade