PUBLICIDADE

Touro "bravo" clonado pode não ir às touradas na Espanha

19 mai 2010 - 12h51
Compartilhar

Cientistas espanhóis afirmam terem clonado um touro de luta pela primeira vez no país. Vicente Torrent, especialista em genética veterinária, afirma que o filhote chamado de Got é a cópia exata de um touro "bravo", do tipo que enfrenta as touradas do país.

Cientistas apresentam o 1º clone de touro do tipo "bravo" criado no país
Cientistas apresentam o 1º clone de touro do tipo "bravo" criado no país
Foto: AP

O animal nasceu na terça-feira e foi apresentado nesta quarta-feira com cerca de 24 kg. O cientista afirma que a equipe espera que Got exiba a mesma ferocidade que seu original genético, Vasito, um touro considerado valioso e que, após passar a maior parte da vida fertilizando vacas, morreu "de velhice" neste ano.

Torrent diz que o trabalho demorou três anos até ser concluído e ele e sua equipe ser esforçaram para conseguir preservar o que chamam de genes "valiosos" do touro.

Segundo o El País, o primeiro touro bravo clonado foi Alcalde, em 2008, mas o processo foi realizado nos Estados Unidos e o animal nunca chegou à Espanha.

Os criadores afirmam que Got não deverá ser levado a touradas, e sim ser utilizado para fertilizar vacas. Eles acreditam que não faria sentido gastar tanto dinheiro para clonar um animal e correr o risco dele ser morto por um toureiro

Além disso, a cabanha que pagou a empreitada, e dona de Vasito, afirma que a questão genética é só uma parte para determinar se um animal será bravo, ou seja, apto às touradas. O ambiente seria responsável por entre 50% e 70% do processo.

Com informações da AP e do El País.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade