1 evento ao vivo

Tailandeses acham fóssil de crocodilo de pernas longas e veloz

25 nov 2010
14h15
atualizado às 14h17

Cientistas anunciaram nesta quinta-feira em Bangcoc, na Tailândia, terem identificado uma nova espécie de crocodilo que viveu há 100 milhões de anos. O estudo, baseado em um fóssil encontrado no país asiático, indica que o animal tinha pernas mais longas que os crocodilos atuais, viveria em terra e poderia correr velozmente. As informações são da agência AP.

Pesquisador encontrou fóssil em museu tailandês
Pesquisador encontrou fóssil em museu tailandês
Foto: AP

Komsorn Lauprasert, cientista da Universidade Mahasarakham, afirma que encontrou o fóssil em um museu em 2006. Segundo o cientista, o fóssil de 15 cm foi descoberto em uma escavação na província Nakhon Rathchasima (também conhecida como Korat), mas não foi identificado na época como pertencente a uma nova espécie.

A espécie foi nomeada de Khoratosuchus jintasakuli, com a metade do primeiro nome fazendo referência a Korat e o segundo homenageando Pratueng Jintasakul, diretor de um instituto de pesquisas tailandês. Depois que um fóssil de dinossauro foi encontrado no final dos anos 70, o noroeste da Tailândia virou alvo de pesquisadores tailandeses e estrangeiros pela riqueza de fósseis.

Fonte: Redação Terra
publicidade