PUBLICIDADE

Show de cores: bióloga apresenta espécies de lesmas-do-mar

7 fev 2013 - 10h32
(atualizado às 10h35)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>&quot;Um dos nudibr&acirc;nquios de apar&ecirc;ncia mais bizarra&quot;, diz a bi&oacute;loga sobre&nbsp;esta esp&eacute;cie que vive em leitos marinhos e retira crust&aacute;ceos com seus tent&aacute;culos</p>
"Um dos nudibrânquios de aparência mais bizarra", diz a bióloga sobre esta espécie que vive em leitos marinhos e retira crustáceos com seus tentáculos
Foto: Elke Bojanowski / BBC News Brasil

A bióloga marinha Nathalie Yonow, da Universidade de Swansea, no País de Gales, empresta seu conhecimento sobre os moluscos marinhos para guiar o leitor numa viagem pelo mundo das lesmas-do-mar.

Muitas das espécies descritas são originárias do Mar Vermelho, mas também há algumas que podem ser encontradas em regiões dos oceanos Pacífico e Índico.

Os opistobrânquios retratados aqui constituem um grupo de animais marinhos que inclui as espécies conhecidas como lesmas-do-mar e borboletas-do-mar.

O grupo caracteriza-se pela concha muito reduzida ou inexistente e manto ausente.

Acredita-se que algumas delas possam ser úteis em pesquisas médicas.

Yonow é autora de livros sobre o assunto e tem focado suas pesquisas nos moluscos do Mar Vermelho, inclusive tentando estabelecer as principais características e dando nome a novas espécies.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade