PUBLICIDADE

Reino Unido aprova projeto que barra invasão de vespa mortal

Região teme a chegada da Vespa Asiática, espécie que pode comer até 50 abelhas por dia e já matou seis pessoas na França

4 jun 2014 - 15h39
(atualizado às 15h50)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>A vespa asiática é a maior vespa do mundo</p>
A vespa asiática é a maior vespa do mundo
Foto: Wikipedia

Medidas de emergência serão tomadas no Reino Unido para barrar a invasão da Vespa Asiática, inseto que já fez seis vítimas fatais na França, de acordo com o Daily Mail.

Ministros temem o impacto que o inseto pode causar à saúde pública, se uma ação rápida não for implementada para lidar com os enxames que estariam chegando em terras britânicas.  A espécie, que pode comer até 50 abelhas por dia, é originária da China mas já se espalhou por todo o mundo. 

O novo projeto de lei, divulgado nesta quarta-feira durante o discurso da rainha Elizabeth II, inclui detalhes de um plano para combater a invasão de espécies não nativas. 

O plano introduzirá uma ordem de controle que terá de ser posta em prática ao menos uma vez ao ano, especialmente quando proprietários de terra ou empresários não conseguirem ou não quiserem agir frente à chegada de novas espécies que ameaçam o país.

"Há uma clara necessidade de acordos de controle de espécies para garantir a eficácia dos planos de resposta rápida, que visam erradicar espécies invasoras, antes que possam se estabelecer", declarou o Comitê de Auditoria Ambiental. 

Pessoas que avistarem ninhos das vespas são aconselhadas a não se aproximar dos insetos e contactar as autoridades.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade